Pelotas recebe o Fogo Simbólico
Sob a escolta de veteranos da Polícia do Exército, a centelha do Fogo Simbólico chegou à sede do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), na avenida Duque de Caxias, na manhã de ontem, onde ficará até o dia 1º de setembro, guardada na Praça dos Heróis.
A chama foi recepcionada pelo comandante, coronel Eduardo Holcsik, pela prefeita Paula Mascarenhas e pelo presidente da Liga da Defesa Nacional-Pelotas, André Luís Borges Pereira.
“Que o momento simbólico seja inspirador para os melhores valores produzidos por esta terra, e que saibamos buscar e fortalecer os princípios da democracia, da ética e da justiça para um presente e um futuro melhores para os brasileiros”, disse a prefeita.
A centelha foi distribuída em Porto Alegre. De Rio Grande, veio para Pelotas e, daqui, parte para Santa Vitória do Palmar. No dia 1º de setembro, a chama percorrerá trajeto por ruas centrais, na tradicional Corrida do Fogo Simbólico, até o Altar da Pátria, no Parque Dom Antônio Zattera, onde será depositada na pira para marcar a abertura da Semana da Pátria. Lá, arderá até o dia 7, quando haverá desfile cívico-militar. No encerramento, será entregue à 26ª Região Tradicionalista.
Da solenidade de recepção ao Fogo Simbólico, participaram as guardas de honra das escolas municipais Independência e Nossa Senhora de Lourdes, o grupo de escoteiros Voluntários da Pátria e a Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, sob comando de Fernando Palmeiro, que fez a entrega simbólica da chama ao Regimento Tuiuti.
A prefeita Paula, o coronel Holcsik e André Luís Pereira depositaram a chama na pira e hastearam as bandeiras de Pelotas, do Rio Grande do Sul e do Brasil. O representante da LDN-RS desejou que a chama penetre nos corações dos brasileiros e possa trazer o amor à Pátria.
O comandante do 9º BIMtz, coronel Holcsik, registrou a honra do Regimento receber e guardar o Fogo Simbólico e citou valores da cultura local e nacional, desejando que o povo pelotense os fortaleça.
As secretarias de Educação e Desporto (Smed) e de Cultura (Secult) estiveram representadas, respectivamente, pela gerente do Departamento de Projetos Escolares, Fernanda Carneiro, e pelo chefe do Departamento de Manifestações Populares, Paulo Pedrozo.