Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Projeto beneficia estudantes de escolas públicas pelotenses

23 agosto
10:49 2018

A Idealiza Urbanismo, juntamente de empresas parceiras, realizou, na última terça-feira (21), a formatura da terceira turma do Realiza Digital. O projeto, que capacita estudantes do ensino médio de escolas públicas de Pelotas em tecnologias digitais, visa qualifica-los para o ingresso no mercado de trabalho. Os diplomas foram entregues em cerimônia na sede da Idealiza, no Parque Una, e contou com a presença de pais, alunos e parceiros apoiadores.

Projeto beneficia estudantes de escolas públicas pelotenses e proporciona uma preparação para a vida profissional

Projeto beneficia estudantes de escolas públicas pelotenses e proporciona uma preparação para a vida profissional

Fabiano de Marco, sócio na Idealiza, enxerga a iniciativa como uma ação de responsabilidade social: “A pirâmide de faixa etária do IBGE mostra que grande parte dos pelotenses – entre 25 e 40 anos de idade – está construindo carreira fora de Pelotas. Precisamos reter nossos talentos, enfrentando uma cultura reativa à abertura de espaços às novas gerações e à inovação. Para reduzir essa evasão, a saída é aproximar os estudantes dos empresários através do conhecimento, como temos procurado fazer com o Realiza, afirma”.

Ingresso no mercado de trabalho

Somadas, as três edições do curso já formaram 46 alunos. Destes, 75% foram encaminhados pelos organizadores para trabalhar em empresas dos mais diversos seguimentos. Alguns como funcionários efetivos, outros como estagiários ou Jovens aprendizes – todos com remuneração mensal e benefícios decorrentes, como vale-transporte.

Os jovens foram absorvidos por empresas como: Idealiza Urbanismo, Nodo Digital, Safras & Cifras, Incomum, Possible, Star Studio, Cigan, AG2 Nurum, Santa Transmedia, Prodigious, pelo Conselho Regional de farmácia e pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.

Visita às escolas

A divulgação do projeto é feita pela Ampla Gestão de Pessoas, empresa dirigida por Juliana Fabião.

“Visito todas as escolas, explico o projeto aos diretores e, depois, repito a explicação aos estudantes, escola por escola. Os que decidem se inscrever preenchem, na hora, um formulário e passam automaticamente a receber todas as informações sobre o calendário do curso. Quem decide se inscrever depois, pode fazê-lo diretamente pelo site do Realiza (www.realizadigital.org)”, conta ela.

Os inscritos fazem prova de raciocínio lógico, no auditório do CDL (Centro de Diretores Lojistas), aplicada em três dias. A aprovação exige acerto mínimo de 80% das questões. Os mais bem colocados são selecionados para o Realiza.

As aulas ocorrem em uma sala de aula criada especialmente na sede da Idealiza, no Parque Una, com direito a lanche diário no Café Now, ao lado da sala de aula.

A carga horária total é de 190 horas, de segunda a sexta, das 14h às 17h. Além das aulas regulares, os estudantes assistem a palestras de convidados, profissionais parceiros do projeto.

Divulgação Idealiza

Comentários ()

Seções