VEREADORES QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE SITUAÇÃO FINANCEIRA DA PREFEITURA
Rumores sobre crise financeira do município em contraste com balanço positivo divulgado justificam presença do secretário Jairo Dutra na Câmara
A situação financeira da Prefeitura entrou na pauta da Câmara Municipal esta semana a partir de contestações sobre a demora da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) em apresentar soluções aos problemas da área da saúde, como a falta de leitos de retaguarda para o Pronto Socorro, e o recuo na decisão de assumir o empréstimo do Fonplata, que seria destinado a obras nos bairros Pestano e Getúlio Vargas. A partir disso os vereadores decidiram convidar o secretário da Receita, Jairo Dutra a comparecer na Câmara na próxima quinta-feira, dia 6 de setembro, para prestar esclarecimentos.
Outras justificativas apontadas pelos vereadores para tomar o depoimento do secretário são os rumores – que ganham força entre os servidores – sobre uma grande crise na administração e a publicação de um balancete quadrimestral que indica superávit (sobra de dinheiro em caixa) em abril, maio, junho e julho. Conforme o documento assinado pelo contador geral Cláudio Lopes Viana, nos últimos quatro meses entre despesas e receitas sobraram no cofre da Prefeitura R$ 196,5 mil. A maior sobra foi registrada em abril quando ao final do mês restou no caixa R$ 64,8 mil.
“Por um lado há quem diga que a situação financeira da Prefeitura não é boa, por outro a administração diz que sobra recursos, porém não compra leitos, nem investe na solução de problemas importantes para a comunidade, queremos saber a realidade, afinal há mais de um ano que a administração não resta contas na Câmara”, diz o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) autor do pedido de comparecimento do secretário.
O comparecimento do secretário Dutra foi aprovado pelas bancadas do PT, PDT e PSol.