CATEDRAL : Começa restauro das portas
A entrada principal da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula não está disponível ao público em geral desde a última quinta-feira. O que poderia transformar-se em incômodo aos frequentadores do ponto histórico pelotense, na verdade, aguça a curiosidade de quem passa em frente aos portais mais detalhados do templo.
É sinal de que mais uma etapa do restauro começou. Nos próximos 30 dias as portas principais – e bicentenárias – serão as primeiras a receber a restauração. O trabalho, entretanto, contempla todas as portas da Catedral.
Quatro especialistas dedicam-se diariamente ao restauro das aberturas feitas artesanalmente de madeira de lei. São olhares atentos que contam com o uso de utensílios, como soprador térmico e aparelho de micro retífica. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Simone Neutzling, o objetivo é revelar os entalhes originais e toda a geometria das peças. Avaliando, assim, a efetiva conservação da madeira.
“A equipe inclui restauradores, artista plástico e escultor. É um trabalho minucioso. Estamos retirando todas as tintas utilizadas durante todos esses anos e recuperando as artes e detalhes na madeira”, acrescenta o restaurador Ennio Amaral Neto. Depois de receberem os acabamentos, as portas irão ganhar proteção contra cupins e uma camada de verniz. “Vamos recuperar a cor original”, complementa Ennio.
Para a diretora da Surya Projetos, Clarice Ficagna, a restauração das portas é de extrema relevância para a manutenção do prédio. A estimativa é de que o trabalho leve de oito a 15 meses. “Tudo dependerá da disponibilização dos recursos que já estão assegurados”, explica Clarice. Depois dessa fase, as torres e o castelo da Catedral serão os próximos alvos da revitalização.
O projeto Portas da História, dirigido e executado pela Surya Projetos, tem investimento total de R$ 560.963,50. Os valores foram arrecadados através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e contam com o patrocínio integral da Josapar.