DEODORO : Primeiro lote do corredor de ônibus em fase final
A execução do projeto do corredor de ônibus na rua Marechal Deodoro aproxima-se do trecho final do primeiro lote. Equipe prepara área que inclui o entroncamento da rua Doutor Amarante, para receber as formas que sustentarão o pavimento rígido de concreto. Feita a concretagem, a próxima etapa será o trabalho de escavações até a avenida Bento Gonçalves.
Na manhã de ontem, trabalhadores trataram de desenformar o corredor de concreto nas imediações do Hospital São Francisco de Paula, para reutilizar as formas no trecho seguinte. Simultaneamente, outra equipe adiantava as intervenções na acessibilidade e no sistema de drenagem, que se encaminha para finalização, no entroncamento com a Doutor Amarante.
A requalificação da rua Marechal Deodoro implica investimento de mais de R$ 7,6 milhões. Os recursos são federais e do Município. A criação do projeto, a gerência e a fiscalização são de responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e as obras são realizadas pela empresa SBS Engenharia Ltda.
Para execução do projeto, a Deodoro será dividida em lotes. O primeiro corresponde ao trecho entre a rua Guilherme Wetzel até a avenida Bento Gonçalves; o segundo, da Bento à rua Marechal Floriano; o terceiro, da Floriano à Gomes Carneiro.
A gerente do projeto, engenheira da Seplag Karen Almeida, informa que, como a obra evoluirá em lotes, o mobiliário urbano e a iluminação pública já se encontram em fase de compras.
O entroncamento com a rua Padre Felício, interrompido devido às obras, deve ter o trânsito liberado nas próximas duas semanas. Este prazo é necessário para conclusão do processo de cura do concreto do corredor exclusivo para transporte coletivo.
Depois de concretado o corredor até a avenida Bento Gonçalves, a pista para trânsito de veículos receberá nova pavimentação asfáltica em toda a extensão do lote – da rua Guilherme Wetzel à Bento.
O projeto de requalificação da Marechal Deodoro, em 3,2 quilômetros de extensão, além do corredor de ônibus e da nova pavimentação asfáltica, prevê intervenções de drenagem na via, piso tátil nas calçadas, acessibilidade, bancos, lixeiras, paisagismo, orelhas e avanços em alguns pontos dos passeios públicos, abrigos de ônibus padronizados de vidro, iluminação pública led e sinalização vertical e horizontal.