Diário da Manhã

terça, 26 de novembro de 2024

Notícias

Está aberta a Semana Farroupilha em Pelotas

17 setembro
09:23 2018

Durante toda a tarde de sábado, tradicionalistas e autoridades cumpriram protocolos da maior festa gauchesca do Rio Grande do Sul 

 Com o tema “Tropeirismo”, dedicada ao centenário de Antoninha Berchon Sampaio e em memória do patrono benemérito Ivan Cardoso, a Semana Farroupilha de Pelotas foi aberta junto ao galpão crioulo no Largo do Mercado, na tarde deste sábado (15), tendo como patrono o vice-prefeito Idemar Barz e sob organização da 26ª Região Tradicionalista (RT).

Semana Farroupilha 03Duas solenidades antecederam a abertura oficial. A primeira, realizada na Praça dos Heróis, no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), no início da tarde, foi para o encontro da Chama Crioula com o Fogo Simbólico da Pátria. A segunda, na frente do Altar da Pátria, foi para distribuição de uma centelha da Chama Crioula às entidades tradicionalistas de Pelotas.

Os três eventos contaram com a participação de cavalarianos, especialmente do grupo que conduziu, de cavalo, a Chama do município de Iraí a Pelotas. Vinte e oito dias foram levados no percurso de 680 quilômetros, em nome das tradições gaúchas.

“A população é a convidada especial da programação. O objetivo da Semana é o de festejar a memória, os feitos e os momentos difíceis que consolidaram a força do gaúcho, demonstrada no trabalho coletivo”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

Semana Farroupilha 05DISTRIBUIÇÃO DA CENTELHA

A distribuição da centelha farroupilha às entidades tradicionalistas ocupou a frente do Altar da Pátria, após a cerimônia de fusão das chamas. Cavalarianos posicionaram-se na avenida Bento Gonçalves para receber parte da Chama Crioula que arderá, até o dia 20, nos galpões de suas entidades tradicionalistas.

A cerimônia foi comandada pela coordenadora da 26ª RT, Hilda Heinen, com a participação do patrono da Semana, vice-prefeito Idemar Barz, das autoridades do Exército, da Brigada Militar e civis, e Secretaria de Cultura (Secult).

“A chama mantém aceso o sentimento gaúcho e reafirma a hospitalidade dos CTGs”, salientou o patrono.

Semana Farroupilha 07ABERTURA OFICIAL

Do Altar da Pátria, cavalarianos e autoridades seguiram para o Largo do Mercado, onde a prefeita Paula, o vice Idemar, a coordenadora Hilda, os comandantes da 8ª BIMtz e do 9º BIMtz, o representante do CRPO-Sul e o coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juiz Marcelo Malizia Cabral, encaminharam a abertura da Semana Farroupilha.

Após a execução dos hinos Nacional e do Rio Grande do Sul, pela banda da 8ª BIMtz, pronunciou-se a coordenadora da 26ª Região Tradicionalista, lembrando a história da Chama Crioula, conduzida até o Largo do Mercado pelos diretores campeiros da RT, Gedelci Araújo e Jáder Gularte, acompanhados pelos cavalarianos.

Depois da saudação da prefeita Paula, Idemar lembrou que, no ano passado, iniciou-se a centralização da Semana Farroupilha no Largo do Mercado, com a participação das entidades para levar a cultura e a arte gauchesca à população.

Idemar discorreu sobre seus vínculos com o tradicionalismo, encontrando na afinidade a justificativa para ter sido escolhido patrono. Suas origens são na roça. Na colônia, quando criança, ouvia músicas gauchescas. Foi primeiro gaiteiro das invernadas dos CTGs Thomaz Luiz Osório e Negrinho do Pastoreio. Trabalhou durante quatro anos na TV Tuiuti (hoje, RBS), onde manteve um programa, ao vivo, junto com o companheiro de dupla Nei Araújo, só com músicas tradicionalistas. Na Rádio Universidade, teve um programa durante 23 anos, com composições da mesma procedência. Tocou em fandangos em todo o Estado e em festas campeiras. O patrono da Semana Farroupilha contou situações pelas quais passou em que se sobressaíram as suas raízes e identidade tradicionalistas. Para encerrar sua manifestação, tocou a música Quilômetro 11, em seu acordeon.

Semana Farroupilha“Declaro oficialmente aberta a Semana Farroupilha em Pelotas, e desejo que seja de felicidade, alegria e com muitos momentos artísticos e culturais”, declarou o patrono.

A cerimônia de abertura da Semana contou com a presença dos secretários de Cultura e de Governo, respectivamente, Giorgio Ronna e Clotilde Victória, do Grupo Escoteiro São Francisco de Assis, de diretores da 26ª RT, do diretor de Manifestações Populares da Secult, Paulo Pedrozo, do conselheiro benemérito do MTG, coronel Alberto Rosa, do conselheiro do MTG, Márcio Adir, de prendas tituladas, de patrões de entidades, do diretor de Cultura do Capão do Leão, Everson Maré, de tradicionalistas e populares.

Após, seguiram-se apresentações artísticas a cargo das rondas dos CTGs Alma Campeira, Candeeiro Crioulo e Carreteiros do Sul.

EVENTOS MOVIMENTAM A CIDADE

Além das tradicionais apresentações artísticas e culturais, a Semana Farroupilha deste ano terá programação especial para marcar os 183 anos da Revolução, que se iniciou dia 20 de setembro de 1835 e perdurou por dez anos, até 1845, com a assinatura da Paz de Poncho Verde, que pôs fim à guerra.  ojeHojeHHoje, haverá Missa Crioula, no galpão no Largo do Mercado Central. Idemar salienta que a celebração será dentro das tradições, com palavreado gaudério em homenagem à cultura rio-grandense.

Amanha), a partir das 19h, a cargo do coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juiz Marcelo Malizia Cabral, haverá audiência crioula promovida pelo Fórum da Comarca de Pelotas, também no Largo do Mercado. O processo será o mesmo das audiências no Poder Judiciário, mas com características tradicionalistas.

Na quarta-feira, junto ao galpão crioulo, o Poder Legislativo realizará sessão solene para entrega da comenda João Simões Lopes Neto a homenageados. A cerimônia será às 20h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções