Nova UBS é entregue no Fragata
01 outubro
09:05
2018
Nova UBS foi entregue oficialmente no sábado (29). Acolhimento e saúde da família são os focos da unidade
Até o sol resolveu aparecer para a inauguração da UBS Virgílio Costa, realizada na manhã de sábado (29), no Fragata. No palco montado especialmente para o evento, artistas da comunidade e grupos do Vida Ativa de outras UBSs do Município deram cor e movimento à festa, que marcou a entrega do quinto posto de saúde a adotar o padrão Rede Bem Cuidar em Pelotas. Durante a solenidade de entrega da UBS à comunidade, a prefeita Paula Mascarenhas agradeceu o empenho de todos que contribuíram para o projeto e por acreditarem na saúde pública, trabalhando unidos pelo bem comum.
Um dos grandes diferencias da UBS Virgílio Costa – e das outras unidades da Rede Bem Cuidar –, lembrado pela prefeita em sua fala, é o fato da comunidade ter participado ativamente do processo de escolha das atividades e serviços oferecidos no espaço. O vice-prefeito Idemar Barz e o vereador Fabrício Tavares (PSD) participaram da cerimônia de inauguração da UBS.
Acolhimento humanizado
Uma das novidades mais aplaudidas e comemoradas pela comunidade é o sistema de acolhimento dos usuários por agendamento. Desde o dia 17, todo morador da área de cobertura da UBS é acolhido pela equipe e pode ser atendido no mesmo dia, em caso de urgência. Os demais usuários já saem do posto com a data da consulta ou procedimento agendada, sem necessidade de enfrentar longas filas para tirar ficha.
Bom para a aposentada Eva Maria da Silva Flores, 70. Ela morou no bairro a vida toda e já dormiu na fila do antigo posto em busca de atendimento para o marido, o aposentado Darci Vilmar Flores, 71, vítima de problemas cardíacos. Segundo ela, só o fato de poder agendar a consulta, sem precisar ficar em filas, é uma grande melhoria.
“O pior era esperar a madrugada toda e chegar na hora não ter ficha. Agora, a gente chega e já consegue marcar”.
O recepcionista Cláudio de Lima Ferreira trabalha há 23 anos na unidade e se diz muito feliz e motivado com a nova estrutura. “A comunidade e a equipe mereciam um espaço como este. Agora poderemos receber melhor os moradores, com mais dignidade. Tem ainda o “acesso avançado”, da Rede Bem Cuidar, que termina com as longas filas de espera. O morador vem e sai com suas necessidades sanadas ou, no mínimo, já encaminhadas. Estamos gostando muito”, afirma.
“A comunidade e a equipe mereciam um espaço como este. Agora poderemos receber melhor os moradores, com mais dignidade. Tem ainda o “acesso avançado”, da Rede Bem Cuidar, que termina com as longas filas de espera. O morador vem e sai com suas necessidades sanadas ou, no mínimo, já encaminhadas. Estamos gostando muito”, afirma o recepcionista Cláudio de Lima Ferreira, que trabalha há 23 anos na unidade.
Estrutura
O espaço, totalmente reconstruído pela Prefeitura, prioriza a prevenção e a promoção da saúde, com foco na chamada Estratégia Saúde da Família (ESF). Além de uma estrutura que oferece serviços de melhor qualidade, a capacidade de atendimento do local também foi ampliada em 50%, passando a contar com três equipes de ESF. Estas serão responsáveis pelo acompanhamento dos moradores das regiões Virgílio Costa 1 e 2, e do Passo do Salso.
Desde que entrou em funcionamento no dia 17 de setembro, a nova UBS já realizou mais de 1720 procedimentos, acolhendo mais de 1760 pessoas em oito dias, média de 220 por dia.
Cocriação
Dentre os tratamentos selecionados pelos moradores e ofertados na Virgílio Costa, estão as chamadas Práticas Integrativas Complementares (PICs), com destaque para o Reiki e a Auriculoterapia, apresentadas à prefeita Paula Mascarenhas em primeira mão. Os usuários também optaram pela oferta de atividades do Vida Ativa na unidade, sem contar as oficinas de artesanato e o curso para gestantes, dentre outros.
Novidades
-
Farmácia Distrital
-
Dentista
-
Tele-eletrocardiograma (Tele-ECG)
-
Grupos de convivência e de gestante
-
Práticas Integrativas Complementares (PICs): Reiki e Auriculoterapia
-
Vida Ativa
-
Ambulâncias com acesso à entrada principal do prédio
O projeto da obra e a fiscalização ficaram sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Já as obras foram levadas adiante pela empresa Modelar Engenharia e Construções Ltda. O novo prédio – de 500 m² de área construída – foi erguido no mesmo terreno do antigo posto, que estava em mau estado e foi demolido.
A unidade recebeu mais de R$ 1,1 milhão em investimentos, ganhado salas de espera, recepção, coleta, procedimentos, atividades coletivas e de curativos, seis consultórios, dois gabinetes odontológicos, quatro sanitários, sendo um feminino com fraldário e um para pessoas com deficiência, mais dois banheiros para funcionários, circulação, expurgo, copa, almoxarifado, depósito de materiais, de resíduos recicláveis e de resíduos contaminados, área coberta de acesso e pátio de serviço.
Localizada na rua Epitácio Pessoa, 1.291, a UBS Virgílio Costa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Expansão
A Rede Bem Cuidar é um projeto viabilizado por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas e executado em parceria com a Prefeitura de Pelotas. Com um novo conceito de atendimento em saúde, é desenvolvida em parceria técnica com a Agência Tellus, responsável por envolver usuários, servidores e gestores públicos nos processos de cocriação das melhorias implantadas na unidade de saúde.
Por enquanto, a Rede abrange as UBSs Bom Jesus, Simões Lopes, Cohab Guabiroba, Sanga Funda e Virgílio Costa, mas, conforme a prefeita Paula Mascarenhas, há intenção de expandir para outras unidades de saúde de Pelotas. “A população merece que esse serviço cresça e vamos trabalhar para isso.”