COPA DO BRASIL SUB-17 : Xavante tenta garantir segundo jogo
Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil jogará a Copa do Brasil da categoria sub-17. Vai enfrentar o Fluminense, nesta quarta-feira, às 15h, no Bento Freitas. A segunda partida está marcada para o dia 9 de outubro nas Laranjeiras no Rio de Janeiro. Para ir à Cidade Maravilhosa, a equipe rubro-negra não pode perder hoje por dois ou mais gols de diferença.
No ano passado, o Brasil foi eliminado logo no primeiro jogo ao perder por 5 a 2 para o Palmeiras em Pelotas. Agora a meta é ir mais longe na competição. O técnico Delmiro Mendonça revela o objetivo: “Queremos jogar o jogo, fazer uma boa partida e conseguir bom resultado para jogar a segunda partida”. Neste ano, na Copa do Brasil Sub-20, o Brasil enfrentou o São Paulo: ganhou por 1 a 0 em Pelotas e foi derrotado por 3 a 1 em Cotia, São Paulo. Uma boa inspiração para os meninos sub-17 nesta tarde.
Delmiro destaca as virtudes de sua equipe: “Estamos fazendo uma boa campanha no campeonato estadual, ocupando a zona de classificação para as quartas de final. É uma equipe bem compacta”, revela. O treinador aponta três destaques individuais no seu time: o goleiro Davi, que tem apenas 15 anos; o volante/capitão Jaisson; e o meia Igor Wolfart.
ADVERSÁRIO – O Fluminense é um dos clubes brasileiros que melhor trabalha a base, revelando jogadores e vendendo-os para o exterior. Dentre os “frutos” de Xerém recentemente estão Gustavo Scarpa, Marco Junior, Pedro e Richarlison, entre outros. No time sub-17, o jovem João Pedro já está negociado com o futebol inglês. O Tricolor é o atual vice-campeão da Taça BH, quando perdeu o título para o Atlético/MG.
A equipe-base do Brasil é Davi; Theo, João Viana, Diovane e Matheus Campos; Moisés, Jaisson, Endryl, Igor Wolfart e Samuel; Leonardo Ferraz. Segundo Delmiro, o grupo rubro-negro é bastante jovem – a maioria dos atletas tem 15 e 16 anos. Cerca de 50% dos atletas é de pelotenses. Os demais vieram de outras cidades para morar no alojamento do clube.