LÍDER NO CAMINHO DO XAVANTE : O time de Zimmermann tenta seguir na escalada de recuperação contra os comandados de Ceni
Menos pressionado na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, o Brasil enfrenta o líder Fortaleza nesta sexta-feira, às 20h30, no Bento Freitas, pela 30ª rodada da competição. Com a reação a partir da chegada do técnico Rogério Zimmermann – três vitórias e duas derrotas em cinco partidas -, o time xavante conseguiu abrir três pontos de distância para a zona de rebaixamento.
Além da melhora do quadro na tabela da Série B, o Brasil está também confiante por conta do resultado expressivo na rodada anterior – vitória por 1 a 0 diante da Ponte Preta em Campinas. O time rubro-negro está na 15ª posição, com 34 pontos. Já o Fortaleza é o líder disparado da competição, com 53 – oito de distância para o quinto colocado, o que indica que o acesso é desfecho lógico nesta caminhada dos cearenses.
Rafael Dumas (zagueiro, que vinha jogando na lateral-esquerda) fica à disposição de Zimmermann, depois de ter cumprido suspensão no jogo em Campinas. Resta saber se ele irá voltar ao time. É possível que Alex Ruan siga na sua verdadeira posição (lateral) e Rafael Gava seja mantido no meio-campo – ao lado de Diego Miranda, que foi o principal destaque da vitória diante da Ponte. Outro que deve ser mantido no time é o zagueiro Heverton, que, no jogo passado, entrou no lugar de Nirlei.
FORTALEZA – O técnico Rogério Ceni não irá contar com três titulares nessa partida em Pelotas. O goleiro Marcelo Boeck não viajou para completar sua recuperação de uma lombalgia. Max Wallef será o substituto. O lateral direito Tinga está com uma entorse no tornozelo esquerdo. A vaga fica entre Diego Tavares e Pablo. O volante Felipe está com três cartões amarelos. Nenê Bonilha e Derley são os candidatos a esse lugar no meio-campo da equipe cearense.
O técnico Rogério Zimmermann vai para a sexta partida no comando do time do Brasil. A cada jogo uma escalação diferente. Pela primeira vez, ele poderia repetir a equipe, pois todos os jogadores da vitória em Campinas estão à sua disposição. Mas é possível que ocorra alguma mudança, como a volta de Rafael Dumas à lateral-esquerda, permitindo o aproveitamento de Alex Juan no meio-campo.
“Nas cinco partidas, tivemos várias variações. Por exemplo, na zaga, jogaram Camilo e Dumas, Camilo e Nirley e Camilo e Heverton. Na lateral-esquerda jogaram Bruno Collaço, depois Rafael Dumas e Alex Ruan. O certo é que a equipe vai sair do que já foi feito. Não é uma questão de esconder a escalação. Estou ainda conhecendo melhor o grupo do Brasil”, afirmou o treinador ao ser questionado sobre a escalação para enfrentar o Fortaleza, nesta sexta-feira, no Bento Freitas.
Os 10 dias sem jogo – desde a partida contra a Ponte Preta – foram importantes, inclusive, para que Zimmermann pudesse conhecer melhor alguns jogadores do elenco numeroso do Brasil. “Tempo para treinar sempre é importante para apresentar as ideias que a gente está colocando. E, por incrível que pareça, embora o campeonato esteja chegando ao final, é importante para conhecer melhor os atletas, especialmente aqueles que não vem jogando. Estou apenas um mês no clube. E um mês no futebol é muito pouco”, ressaltou.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Heverton
Alex Ruan (Dumas)
Leandro Leite
Itaqui
Welinton Junior
Diego Miranda
Gava (Alex Ruan)
Michel
Técnico: Rogério Zimmermann
FORTALEZA
Max Walef
Diego Tavares (Pablo)
Diego Jussani
Ligger
Bruno Melo
Nenê Bonilha
Marlon
Romarinho
Dodô
Marcinho
Gustavo Henrique
Técnico: Rogério Ceni
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Data: 5/10/2018 (sexta-feira)
- Horário: 20h30
- Preços dos ingressos: arquibancada – R$ 20; idosos e estudantes – R$ 10
- Árbitro: Adriano Milczvski (PR)
- Assistentes: Pedro Martinelli Christiano (PR) e João Fábio dos Santos Brischiliari (PR)
- Quarto árbitro: Anderson Farias (RS)