Heinze e Paim garantem cadeiras no Senado
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul com 21,92% dos votos válidos. Ele vai ser colega do atual senador Paulo Paim (PT), que foi reeleito com 17,74%. Até agora foram apurados 98,33% das urnas. Ex-deputado federal e ex-candidato à vice-Presidência em 2014 na chapa de Marina Silva, Beto Albuquerque (PSB), ficou em terceiro lugar com 16,22% dos votos. Carmen Flores (PSL) obteve o quarto lugar, com 14,37%.
O atual deputado federal José Fogaça (MDB) também perdeu a disputa, ficando com 13,88% dos votos. Um dos principais líderes da bancada ruralista, Luis Carlos Heinze foi vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Ex-prefeito de São Borja, o futuro senador ocupa o quinto mandato como deputado federal. Ele é formado em engenharia agrônoma e produtor rural. Integrante histórico do PT, Paulo Paim foi deputado federal por quatro mandatos. Em 2002, elegeu-se senador, sendo reeleito há oito anos. Com pautas ligadas aos Direitos Humanos e contrárias à reforma da Previdência, Paim foi autor de projetos que deram origem aos estatutos do Idoso, da Igualdade Racila e da Pessoa com Deficiência, tendo presidido a Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência.
A eleição para o Senado Federal deixa fora do Congresso políticos de renome, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), que ficou em quarto lugar na disputa; o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE); o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), ex-senador e aposta do partido para reforçar a bancada; o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), ex-ministro da Educação; e o deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE), ex-ministro da Educação.
A eleição do Rio de Janeiro foi a que causou maior desfalque: foram derrotados os senadores Lindbergh Faria (PT) e Eduardo Lopes (PRB), além dos deputados federais Miro Teixeira (Rede) e Chico Alencar (PSOL).
Miro é o deputado com maior número de mandatos na atualidade. Ao todo são onze mandatos, com apenas uma interrupção, entre 1983 e 1987. Chico Alencar está no quarto mandato na Câmara dos Deputados. Um dos principais defensores de Dilma na Câmara dos Deputados, Silvio Costa (Avante-PE), tentou sem sucesso uma vaga no Senado. O líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), também foi derrotado.
Os eleitores do Maranhão tiraram do cenário nacional o senador Edison Lobão (MDB) e o deputado Sarney Filho (PV), mas colocaram no Senado, o deputado Weverton Rocha (PDT) e a deputada Eliziane Gama (PPS). Já os deputados Alfredo Nascimento (PR-AM) e Alex Canziani (PTB-PR) tentaram o Senado, mas foram derrotados. Filho da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), o deputado Irajá Abreu (PDT-TO) conquistou uma cadeira no Senado.
Os tucanos Ricardo Trípoli, em São Paulo, Bruno Araújo, em Pernambuco, e Jutahy Júnior, na Bahia, que atualmente ocupam uma vaga de deputado federal, perderam a eleição de senador. Os ex-governadores Beto Richa (PSDB-PR), Raimundo Colombo (PSD-SC), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Jackson Barreto (MDB-SE) também não tiveram sucesso nas urnas.
Os senadores Garibaldi Alves Filho (MDB-RN), Antônio Carlos Valadares (PSB), Roberto Requião (MDB-PR), Valdir Raupp (MDB-RO), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Vicentinho Alves (PR-TO), Ataídes Oliveira (PSDB-TO), Lúcia Vânia (PSB-GO), Wilder Morais (DEM-GO), Magno Malta (PR-ES), Ricardo Ferraço (PSDB-ES), Waldemir Moka (MDB-MS), Benedito de Lira (PP-AL), Angela Portela (PDT-RR) e Paulo Bauer (PSDB-SC) não foram reeleitos.
Candidatos a governador
Dos 18 senadores que se candidataram a governador, apenas dois conseguiram se eleger no primeiro turno: Ronaldo Caiado (DEM), em Goiás, e Gladson Cameli (PP), no Acre.
Três vão disputar a eleição estadual no segundo turno: João Capiberibe (PSB), no Amapá; Antonio Anastasia (PSDB), em Minas Gerais, e Fátima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte.
Reeleição
Dos 33 senadores que tentaram a reeleição, oito conseguiram votos para voltar: Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Ciro Nogueira (PP-PI), Humberto Costa (PT-PE), Jader Barbalho (MDB-PA), Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Sérgio Petecão (PSD-AC)
Da Agência Brasil
Confira a seguir a lista dos senadores eleitos nestas eleições de 2018.
Acre (AC)
- Sérgio Petecão (PSD)
- Márcio Bittar (MDB)
Alagoas (AL)
- Rodrigo Cunha (PSDB)
- Renan Calheiros (MDB)
Amapá (AP)
- Randolfe (Rede)
- Lucas Barreto (PTB)
Amazonas (AM)
- Eduardo Braga (MDB)
- Plínio Valério (PSDB)
Bahia (BA)
- Jaques Wagner (PT)
- Ângelo Coronel (PSD)
Ceará (CE)
- Cid Ferreira Gomes (PDT)
- Eduardo Girão (PROS)
Distrito Federal (DF)
- Leila do Vôlei (PSB)
- Izalci (PSDB)
Espírito Santo (ES)
- Fabiano Contarato (Rede)
- Marcos Do Val (PPS)
Goiás (GO)
- Vanderlan (PP)
- Jorge Kajuru (PRP)
Maranhão (MA)
- Weverton Rocha (PDT)
- Eliziane Gama (PPS)
Mato Grosso (MT)
- Selma Arruda (PSL)
- Jayme Campos (DEM)
Mato Grosso do Sul (MS)
- Nelsinho Trad (PTB)
- Soraya Thronicke (PSL)
Minas Gerais (MG)
- Rodrigo Pacheco (DEM)
- Carlos Viana (PHS)
Pará (PA)
- Jader Barbalho (MDB)
- Zequinha Marinho (PSC)
Paraíba (PB)
- Veneziano Vital do Rêgo (PSB)
- Daniella Ribeiro (PP)
Paraná (PR)
- Professor Oriovisto Guimarães (Podemos)
- Flavio Arns (Rede)
Pernambuco (PE)
- Humberto Costa (PT)
- Jarbas Vasconcelos (MDB)
Piauí (PI)
- Ciro Nogueira (PP)
- Marcelo Castro (MDB)
Rio de Janeiro (RJ)
- Flávio Bolsonaro (PSL)
- Arolde de Oliveira (PSD)
Rio Grande do Norte (RN)
- Capitão Styvenson (Rede)
- Dra. Zenaide Maia (PHS)
Rio Grande do Sul (RS)
- Luis Carlos Heinze (PP)
- Paulo Paim (PT)
Rondônia (RO)
- Marcos Rogério (DEM)
- Confúcio Moura (MDB)
Roraima (RR)
- Chico Rodrigues (DEM)
- Mecias de Jesus (PRB)
Santa Catarina (SC)
- Esperidião Amin (PP)
- Jorginho Mello (PR)
São Paulo (SP)
- Major Olímpio (PSL)
- Mara Grabrilli (PSDB)
Sergipe (SE)
- Alessandro Vieira (Rede)
- Rogério Carvalho (PT)
Tocantins (TO)
- Eduardo Gomes (SD)
- Iarajá (PSD)
Além destes, há 27 senadores já eleitos e com mandatos até 2022. São eles:
- Alvaro Dias (Podemos) PR
- Antonio Anastasia (PSDB) MG
- Dário Berger (MDB) SC
- Davi Alcolumbre (DEM) AP
- Fátima Bezerra (PT) RN
- Fernando Bezerra Coelho (MDB) PE
- Fernando Collor (PTC) AL
- Gladson Cameli (PP) AC
- José Amauri (Podemos) PI
- José Maranhão (MDB) PB
- José Serra (PSDB) SP
- Kátia Abreu (PDT) TO
- Lasier Martins (PSD) RS
- Maria do Carmo Alves (DEM) SE
- Omar Aziz (PSD) AM 2
- Otto Alencar (PSD) BA
- Paulo Rocha (PT) PA
- Reguffe S/Partido DF
- Roberto Rocha (PSDB) MA
- Romário (Podemos) RJ
- Ronaldo Caiado (DEM) GO
- Rose de Freitas (Podemos) ES
- Simone Tebet (MDB) MS
- Tasso Jereissati (PSDB) CE
- Telmário Mota (PTB) RR
- Wellington Fagundes (PR) MT