Teatro infantil reúne alunos das redes pública e privada
A peça teatral “O incrível mistério de Honorato, o rato!” reuniu, na tarde desta terça-feira (9), no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) mais de cem alunos de escolas públicas e privadas, de 4 a 9 anos de idade. O espetáculo conta com financiamento do Procultura, programa de incentivo da Secretaria de Cultura (Secult) de Pelotas. A próxima apresentação no mesmo local será no feriado de 12 de outubro, às 16h, aberta ao público, com entrada franca.
O espetáculo da “Cia de Teatro Você Sabe Quem” trata da história de um mundo completamente habitado por gatos… Um dia, um crime terrível acontece na Casa Amarela. E todos os felinos que lá habitam são suspeitos de tal crime, inclusive uma menina que ninguém sabe de onde saiu.
Com uma hora de duração, a peça prendeu a atenção da plateia. De acordo com uma das organizadoras do evento, Aline Cotrim, mais do que entreter o público, esse espetáculo tem o objetivo de incentivar as crianças a fazerem teatro. Antes de iniciar a peça o elenco explica para a plateia que há uma delimitação de espaço, o palco é a área em amarelo e fora dela são os bastidores, onde os artistas se preparam para entrar em cena.
“Este formato é para as crianças saberem que não é necessário estar em um teatro com palco e cortina para que se poça encenar. É possível fazer teatro em qualquer lugar”, afirmou Aline.
Nesta primeira apresentação, prestigiaram o evento, alunos da Escola de Educação Infantil Mario Osório Magalhães, da escolinha Cãozinho Vira Lata, alunos de 1° e 2° anos da escola Santa Mônica (Centro e Laranjal), além de crianças do Projeto Brincando no Sesc.
Você Sabe Quem
A Companhia atua há cinco anos com apresentações para os públicos infantil e adulto. Aos sábados, eles ministram oficinas de teatro para duas turmas — de Introdução às Linguagens Teatrais e de Interpretação. As aulas também contam com o financiamento do Procultura e atende público juvenil e adulto de forma gratuita.
Ficha técnica:
- Direção: Diego Carvalho
- Dramaturgia: Thalles Echeverry
- Elenco: Caio Porciuncula – Evelin Suchard – Giovan Lautenschlager – Maiara Silveira – Mateus Armas
- Figurinos e cenário: Aline Cotrim
- Maquiagem: Aline Cotrim
- Apoio: AmaSete
- Bibliotheca Pública Pelotense.
Financiamento: PROCULTURA Pelotas.