Produtores aprovam sistema de feiras para venda de uva
Produtores de uva da zona rural de Pelotas seguem com a comercialização direta com o consumidor. A feira fixa ocorre de segunda a sábado, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central), das 10h às 17h, até o dia 10 de fevereiro. A população dos principais bairros também têm acesso à fruta e produtos derivados em feira itinerante no ônibus da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O preço da uva nas feiras públicas é tabelado. Embalagem com 1,25 quilo custa R$ 5,00 e, a de 2,5 quilos, R$ 10,00. As variedades postas à venda, com destaque, são de mesa Niágara rosa e branca. Além da fruta, também são comercializados sucos e outros produtos que têm a uva como ingrediente.
A FEIRA E O PRODUTOR
A produtora Istela Ribes, moradora na colônia Santo Antônio, 7º distrito, Quilombo, cultiva uva há dez anos. Ela esteve responsável, nesta terça-feira (29), pela banca fixa no Largo do Mercado. A uva é o carro-chefe de sua propriedade de agricultura familiar.
“A venda direta ao consumidor é muito boa. Além de divulgar a produção de Pelotas, é possível receber o preço justo. Na verdade, todos saem ganhando. O consumidor recebe a fruta fresca, recém-colhida, que não passou por câmera de resfriamento nem por transporte de longo percurso, e o agricultor conquista melhor remuneração”, pondera Istela.
Datas e locais das feiras
- * Centro – Mercado Central – diariamente, com exceção de domingos
- * Laranjal (avenida Antônio Augusto de Assumpção Júnior esquina Rio Grande do Sul – sábados (2/2 e 9/2), domingo (10/2)
- * Três Vendas – Terra Nova – segunda-feira (4/2)
- * Fragata – terça-feira (5/2)
- * Fragata (avenida Duque de Caxias) – quartas-feiras (30/1 e 6/2)
- * Três Vendas – Lindoia – quintas-feiras (31/1 e 7/2)
- * Big (proximidades da rótula) – sextas-feiras (1º/2 e 8/2)