SANTA CASA : Azonasul entra na mobilização para salvar hospital
Uma reunião realizada ontem e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) e o prefeito de Capão do Leão e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul, Mauro Nolasco (PT) selou o ingresso da entidade na mobilização que tenta auxiliar na recuperação financeira da Santa Casa de Pelotas.
Na próxima semana Nolasco e Marcola se reúnem com o provedor do hospital Lauro Mello para tratar da participação da direção do hospital no encontro dos prefeitos da região marcado para o dia 22 em Arroio Grande e, também, das ações que serão tomadas a partir de agora com o objetivo de realizar uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB) e os secretários estaduais das áreas econômicas e da saúde. “Nada do que foi anunciado até o momento pelo governador muda a situação da Santa Casa, precisamos de uma reunião já, não é para abril ou maio, pois o que foi aportado agora vai faltar dentro de 15 dias”, declarou Melo em encontro com o presidente da Comissão de Saúde na segunda-feira.
A partir disso Marcola e Nolasco já começaram a fazer contatos com deputados estaduais e federais da região na tentativa de organizar uma frente em defesa da Santa Casa. “Este é um hospital referência para muitas cidades, especialidades e exames por isso a crise na Santa Casa afeta não apenas todos os moradores de Pelotas mas milhares de outros habitantes da Zona Sul do Estado”, diz Marcola. A importância regional do hospital é apontada pelo presidente da Azonasul como o principal argumento para o engajamento da entidade na luta em defesa do hospital. “O sistema está colapsado, a região precisa se movimentar para solucionar este problema e iremos fazer isso”, declara Nolasco.