Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

BALNEÁRIO DOS PRAZERES : Escola revitalizada comemora um ano

10 abril
08:57 2019

Há um ano, a comunidade escolar do Balneário dos Prazeres comemorava a entrega da nova escola de educação infantil do bairro, a Emei Oswald de Andrade.

EMEI Oswald de Andrade requalificada em abril de 2018

EMEI Oswald de Andrade requalificada em abril de 2018

Porém, a instituição localizada em frente da praça Aratiba – ponto de encontro dos moradores da região – vivia outra realidade há alguns anos. As paredes úmidas e os espaços escuros, restritos e difíceis de serem mantidos limpos, deram espaço à aquarela de cores presente no educandário atualmente.

Além da vivacidade trazida pelas salas coloridas e atrativas aos olhares dos mais pequenos, a estrutura dobrou de tamanho: de 198 metros quadrados para 426 metros quadrados. O que existia da escola foi reformado, recebeu novo mobiliário e adequações para melhor atender os alunos. O recurso de R$ 1 milhão investido pelo Município também possibilitou triplicar o número de vagas.

Se, antes da obra, 50 crianças frequentavam a Emei, agora, 158 estudam diariamente no local. Os últimos 12 meses foram de adaptação à nova demanda na escola mas, principalmente, de comemoração, comenta a diretora da Oswald de Andrade, Lisane Bilhalva, que atua há 19 anos no local.

“Vemos a comunidade amando a escola e os alunos e funcionários motivados para vir, o que é muito gratificante. Saber que agora eles têm espaços adequados nos deixa muito felizes”, conta.

DIRETORA Lisane Bilhalva

DIRETORA Lisane Bilhalva

VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS PROFISSIONAIS

A diretora refere-se a dependências que não existiam antes da obra, como o pátio coberto, que permite que os pequenos brinquem e se divertam mesmo em dias chuvosos. A valorização do prédio transcendeu a estrutura física e foi reconhecida por quem humaniza a instituição cotidianamente. É o que afirma a professora Luciane Tolentino, docente há 12 anos na Emei.

“A nossa autoestima mudou vendo o quanto fomos tratados com importância. Sabe aquela alegria de acordar para vir trabalhar? É esse o sentimento”, resume a educadora, uma das 32 profissionais que atuam na Oswald.

MAIS SEGURANÇA

Theo, de 11 meses, é um dos alunos recém-chegados. Ainda em fase de adaptação na escola, o bebê já a conheceu com todas as melhorias implantadas – motivo de alegria para a mãe Franciele Pinto. “Espero que ele fique nos próximos anos porque a estrutura é maravilhosa. Ainda mais sendo pública”, ressalta a jovem, que também acrescenta o bom acolhimento da equipe.

Diferente de Theo, Alana, de 5 anos, vivenciou bastante a antiga realidade no educandário. Aluna há 3 anos da Emei, a menina usufrui agora de salinhas ampliadas, arejadas e coloridas – a parte preferida em seu dia a dia, segundo a mãe Daiana Duarte. “Ela adora as atividades com os colegas em aula e a gente fica tranquila ao deixá-la em um espaço bem mais receptivo e seguro”, destacou.

Escola Oswald de Andrade

Escola Oswald de Andrade

OSWALD DE ANDRADE

Considerada escola de educação infantil desde setembro de 1999, a Emei atualmente possui nove turmas (uma de berçário, duas de maternal, duas de pré-1 e quatro de pré-2) e uma estrutura que possui salas de aula com banheiros, pátio interno e externo, refeitório, cozinha, despensa, almoxarifado, lavanderia, sanitários com acessibilidade, depósito e salas de direção e orientação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções