DIA DA DANÇA : Associação de Dança promove a 13ª Mostra Coreográfica
Até quarta poderão ser feitas inscrições para apresentações no Dia da Dança
Por Carlos Cogoy
Dia 29 deste mês transcorrerá o Dia Internacional da Dança. Em Pelotas haverá programação comemorativa, e a iniciativa é da Associação de Dança de Pelotas (ADAP). Conforme divulga Vania Viana, presidenta em exercício da ADAP, a programação local acontecerá no dia 28. Trata-se da 13ª Mostra Coreográfica do Dia Internacional da Dança. A inscrição é gratuita e, para participar, é necessário enviar as informações: nome do grupo; nome da coreografia; nome do coreógrafo; modalidade e tempo de duração. A inscrição poderá ser feita até dia 24, e os dados devem ser remetidos através do email: [email protected]
MOSTRA – Como tem ocorrido anualmente, a mostra é aberta para concepções coreográficas em diferentes modalidades. Organizadores ressaltam que cada escola, grupo ou academia, terá máximo de dez minutos para a apresentação. Neste ano, a mostra será às 20h30min, tendo como local o ginásio municipal Professor Orocindo “Karosso” Azevedo.
OFICINAS – Vania e o coreógrafo Daniel Amaro – presidente licenciado -, sugerem aos grupos que realizem oficinas, contribuindo para a Semana da Dança. Assim, deverão informar os dias, vagas, horários e modalidades que serão oferecidas à comunidade. Informações: (53) 9 8127.4505 (Vania).
DANÇA AFRO – No dia 29 às 18h30min, a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro estará oferecendo oficina de dança de matriz africana. A programação, diz Daniel, será no Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo – rua Marechal Deodoro 368 -, com valor de R$10,00. No local, informa o coreógrafo, a partir da segunda quinzena de maio, ele estará ministrando aulas às segundas às 18h30min. Mensalidade de R$35,00, e gratuidade para sócios do clube.
ARTERIA Espaço Arte – rua 15 de Novembro 631 sala 305 -, integrou-se à Semana da Dança, e divulga calendário de oficinas: dia 29 às 18h com dança flamenca e, às 20h, com dança de salão; dia 30 às 11h, sapateado americano e, às 19h, dançalização infantil; dia 2 às 9h com ballet infantil e, às 10h, dança contemporânea; dia 3 às 19h com jazz e, às 20h, danças urbanas. Informações: (53) 9 9703.7619.
HISTÓRIA – O Dia Internacional da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Unesco em 1982. O dia 29 homenageia o francês Jean-Georges Noverre (1727/1810), que se notabilizou por cartas nas quais refletia acerca do ballet naquele período. No Brasil, a data coincide com o aniversário da bailarina Marika Gidali, integrante do grupo que criou o “Ballet Stagium” em São Paulo.
VALORIZAÇÃO – No dia internacional, geralmente são realizadas inúmeras atividades para ressaltar a dança como expressão artístico-cultural que, além das variações estéticas, também necessita ser devidamente valorizada como segmento profissional. O espaço à dança, numa sociedade pragmática e utilitarista, esbarra em vários obstáculos. No entanto, como prática, é essencial para o desenvolvimento individual, bem como o fomento de bons valores à coletividade.