Adultos e adolescentes devem atualizar caderneta de vacinação
Não são só as crianças que precisam tomar vacinas para a prevenção de doenças. Adolescentes e adultos também devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou o Centro de Especialidadespara colocar as doses dos imunizantes em dia. Essa é a orientação do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), trabalha na conscientização da comunidade sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia.
Em Pelotas, a rede pública de saúde disponibiliza todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). No caso dos jovens até os 19 anos, doses contra o HPV e a Meningocócica C são prioridades, junto à Hepatite B, Febre Amarela, Dupla Adulto (difteria e tétano) e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), que também devem ser tomadas por adultos dos 20 aos 59 anos.
Segundo dados do Ministério, das vacinas do calendário adulto a única que passa dos 50% de cobertura acumulada entre 1994 e 2018 é a da febre amarela, com uma cobertura de 78,8%. Em Pelotas, contudo, o quadro não é tão positivo. No ano passado, por exemplo, apenas 617 usuários com idades entre 20 e 59 anos – em um universo composto por quase 200 mil pessoas, segundo dados do IBGE — procuraram a rede pública de Pelotas em busca da vacina contra a Febre Amarela.