Começa a requalificação de trecho da rua Marcílio Dias
Esta quarta-feira (19) marca o início da revitalização de trecho de dois quilômetros, entre a avenida Bento Gonçalves e a praça 1º de Maio (Praça do Colono), de uma das vias mais movimentadas da cidade – rua Marcílio Dias. A Prefeitura está à frente do projeto, com fiscalização e gerência da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e execução das obras a cargo da Construtora Pelotense.
As intervenções na Marcílio estão inseridas no projeto Pavimentação nos Bairros, que faz parte do programa #ObraNoBairro, referente a investimentos do Município, principalmente em infraestrutura, até o final deste ano. O planejamento técnico contempla pavimentação asfáltica e sinalização. O investimento será superior a R$ 1,3 milhão.
A primeira rua beneficiada, pelo projeto, é a Marino Manoel Torres, no Balneário dos Prazeres, Laranjal. Por lá, as obras estão em andamento, com Tratamento Superficial Duplo (TSD). No último domingo (16), a prefeita Paula Mascarenhas esteve no local vistoriando as intervenções. O Pavimentação nos Bairros levará melhorias a mais de 7 quilômetros de vias em diversas áreas da cidade.
Nesta quarta-feira, o trânsito na Marcílio – segunda via a ser beneficiada pelo projeto Pavimentação nos Bairros –, sentido bairro/Centro, foi interrompido entre a Praça do Colono e a rua Professor Júlio Gustavo Fehrenbach e continuou em meia pista, possibilitando o trabalho de fresagem (raspagem) na pavimentação antiga, para posterior asfaltamento. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) manteve agentes no local, bem como cavaletes e cones de sinalização, para orientar motoristas quanto ao fluxo.
Opiniões são de aprovação
Roger Bastos é funcionário de estabelecimento comercial do ramo de peças elétricas para veículos, situado na Marcílio Dias. Para ele, “tudo o que vem para melhorar é positivo, mesmo que demande tempo para ficar pronto. A nova pavimentação vai evitar prejuízos e até mesmo riscos de acidentes.”
“Quem ganha com a obra somos todos nós – motoristas, moradores, comerciantes, comunidade. O asfalto novo chegará para acabar com a poeira da velha pista e com as poças d’água que se formam em dias de chuva. O próprio comércio será muito beneficiado, com o acesso mais confortável aos consumidores de produtos e serviços”, diz Alexandre Conrad, empresário da rua Marcílio Dias.
Marina Lima, que trabalha há um ano numa revenda de automóveis, localizada na via em obras, salienta que as intervenções eram necessárias. “É a principal rua de ida e volta à zona norte. O asfalto novo e a sinalização vão dar mais segurança ao trânsito, mais estabilidade. Todos os usuários da via vão ganhar com a qualidade.”