Prefeitura distribui sacos de lixo para descarte de luvas e máscaras
Ação em parceria com o Sanep visa orientar a população sobre a necessidade do descarte ser realizado apenas na coleta de lixo orgânica
Além de evitar locais com aglomerações e higienizar as mãos, usar luvas e máscaras também são formas de proteção contra o coronavírus. O uso aumentou nos últimos dias em Pelotas, gerando, muitas vezes, o descarte incorreto destes materiais. Muitas pessoas têm descartado luvas e máscaras usadas na coleta seletiva, trazendo riscos às famílias que trabalham nas cooperativas de reciclagem vinculadas ao Sanep. Ao manusear os resíduos na triagem, há chance de encontrar um material possivelmente contaminado. Pensando nisso, a Prefeitura e o Sanep começam a disponibilizar à população, a partir desta quinta-feira (16), sacos de lixo na cor vermelha, que devem ser utilizados para descartar os produtos apenas na coleta orgânica.
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o início da ação e ressaltou a importância do descarte correto dos equipamentos de proteção neste momento de pandemia.
“Precisamos identificar estes materiais quando descartados. Assim, vamos proteger toda a sociedade, em especial aquelas pessoas que lidam com o lixo. Temos que evitar este contágio e a disseminação do vírus”, afirma Paula.
As sacolas plásticas estarão disponíveis, inicialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, Pronto Socorro de Pelotas, UPA Areal, UBAI Navegantes, Ecopontos e nas lojas Lorenzet e Irmãos Jouglard. Comércios que disponibilizam os produtos para venda também deverão distribuir as sacolas vermelhas. O objetivo da ação é deixar visível a todos que, na sacola vermelha, há um material que pode estar contaminado após o uso.
“A medida visa proteger também os coletores que trabalham no recolhimento do lixo, os catadores e moradores de rua que possivelmente irão mexer nos resíduos atrás de alimento”, afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.