Diário da Manhã

domingo, 17 de novembro de 2024

Notícias

LARGO DE PORTUGAL : Requalificação da área atinge 95% do projeto

LARGO DE PORTUGAL : Requalificação da área atinge 95% do projeto
16 junho
09:00 2020

As obras de requalificação do Largo de Portugal chegam à marca de 95%. Para conclusão, faltam o paisagismo, a sinalização horizontal (pintura), instalação de um bicicletário e arremates no piso. O projeto está inserido no pacote que inclui a revitalização da rua Dom Pedro II, entre Professor Araújo e Almirante Barroso (já finalizada), e a avenida Saldanha Marinho, com intervenções em andamento.

O investimento nas três vias é de R$ 2,3 milhões, com origem de recursos no programa federal de Mobilidade Urbana, mais contrapartida municipal. As obras são executadas pela Construtora Pelotense e fiscalizadas e gerenciadas pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

No mês de abril, durante vistoria às obras, a prefeita Paula Mascarenhas referiu-se à importância da área. “O espaço transformado, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, passa a mostrar a sua beleza e proporcionar acolhimento à população nos momentos de encontro e lazer”, disse a prefeita.

BENFEITORIAS À POPULAÇÃO

O Largo de Portugal recebeu drenagem pluvial, restauração do pavimento de mosaico de pedras portuguesas, levantamento do piso em frente da Estação Ferroviária, alargamento de passeios, acessibilidade, pavimentação asfáltica e sinalização, além de iluminação em LED, mobiliário urbano e bicicletários.

“O Largo de Portugal torna-se um espaço aberto. A arborização terá caráter ornamental, para viabilizar eventos públicos. Somando os contextos do Largo e da avenida Saldanha Marinho, o Município oferece dois ambientes distintos – um aberto e outro arborizado, a exemplo da praça Coronel Pedro Osório e do Largo do Mercado Central”, observa o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

OBRAS NA SALDANHA MARINHO

As intervenções na avenida Saldanha Marinho estão em torno de 70% concluídas. A iluminação pública dos postes da CEEE já foi substituída por LED em toda a extensão e, nesta semana, o sistema encontra-se em execução na parte ornamental da quadra central do canteiro.

Ramalho informa que, na primeira quadra do canteiro, entre as ruas Lobo da Costa e Tiradentes, será instalada academia ao ar livre, com equipamentos distintos e apropriados ao uso pelos públicos adulto e da terceira idade, além de aparelhos para recreação infantil. A segunda quadra será caracterizada como área de estar e contemplação. A terceira receberá um playground. Nela, próxima à rua Dom Pedro II, está montado o canteiro de obras da empresa. Em breve, será retirado e as obras avançarão.

“Aquela área da cidade – Saldanha e Largo – estão sendo adaptadas como ambientes complementares. O projeto institui áreas distintas, com identidades próprias. Uma para ser utilizada até mesmo para apresentações e festivais, enquanto a outra é adequada ao descanso, ao lazer, à contemplação e à recreação”, esclarece o secretário.

A Saldanha Marinho passa a contar com caminhos pavimentados no canteiro central; área de solar, com projeção da luz do sol sem sombras; alargamento de passeios, mobiliário urbano, iluminação em LED, acessibilidade; academia; e abrigo de ônibus padrão. Uma ciclofaixa, encontrando a da rua Professor Araújo, também faz parte do planejamento técnico.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções