A benção da vitória : Gustavo Papa faz 3, Brasil goleia Passo Fundo e consolida forte campanha no Gauchão
Uma chuva de gols. O temporal que atingiu Pelotas na hora do jogo do Brasil trouxe muitos gols rubro-negros na noite deste domingo (2). Jogando no Bento Freitas, o Brasil não tomou conhecimento do Passo Fundo e goleou a equipe da serra gaúcha por 4 a 0. Gustavo Papa foi o artilheiro da noite, marcando três gols, ainda no primeiro tempo de jogo. E ainda, Nena fez o seu primeiro com a camisa Xavante, dando números finais ao placar. Com o resultado, o Brasil chegou ao décimo ponto e manteve-se na vice-liderança do Grupo A, mesmo com um jogo a menos, e de quebra obtém a segunda melhor campanha na classificação geral. Agora, o Xavante se prepara para enfrentar o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, na próxima quinta (6), às 19h, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho 2014.
Foi um primeiro tempo avassalador. No ritmo da forte chuva que caia em Pelotas, o Brasil não deu trégua para o Passo Fundo e fez três gols nos primeiros quarenta e cinco minutos iniciais. Destaque para Gustavo Papa. O camisa 9 Xavante estava abençoado e foi o responsável por empurrar a bola para as redes nas três oportunidades. No primeiro deles um chute colocado de fora da área, no segundo em sua característica: de cabeça, antecipando o goleiro, e no terceiro de pênalti, sofrido por ele mesmo.
Se o primeiro tempo teve forte chuva caindo na Princesa do Sul, na segunda etapa ela parou. Mas a bola na rede adversária seguiu entrando. O artilheiro da noite foi substituído por Nena, que já no primeiro lance em campo, cabeceou sozinho na pequena área, e empurrou a bola para o fundo das malhas decretando a goleada Xavante na noite chuvosa no estádio Bento Freitas.
O JOGO
Depois de um domingo quente em Pelotas, a chuva resolveu dar as caras na cidade da Zona Sul do estado. E ela chegou na hora da bola rola no Bento Freitas. A espera do árbitro Márcio Coruja, entretanto não afetou o futebol do time de Rogério Zimmermann. Pelo contrário. A chuva forte caia e os gols apareceram nos quarenta e cinco minutos iniciais.
Aos 12 minutos, Tulio Souza tocou a bola para Rafael Forster. O lateral Xavante dominou, ergueu a cabeça e fez um lançamento preciso para Gustavo Papa. O artilheiro rubro-negro amorteceu a bola, carregou ela para a meia lua da grande área e mandou um chute colocado, com extrema categoria. O goleiro Bruno Grassi se esticou todo, mas não teve jeito. A redonda foi parar no fundo das malhas. Brasil 1 a 0.
Aos 15, Alex Amado aparou o escanteio cobrado por Forster e cruzou para Gustavo Papa desviar de cabeça para fora. Dois minutos depois, novamente o camisa 9 Xavante balançou as redes. Rafael Forster cobrou falta pela direita e Papa, no meio da área, pulou e desviou. A bola explodiu no travessão, beijou a linha e foi para o fundo do gol. Alegria da Maior e Mais Fiel. Brasil 2 a 0.
Um minuto depois, quase que Gustavo Papa fez o terceiro dele na partida. Cleiton fez uma linda jogada e lançou o centro avante rubro-negro. Ele ganhou da zaga em velocidade, driblou o goleiro do Passo Fundo e concluiu para o gol. Caprichosamente a bola tocou as redes, mas pelo lado de fora. Era o prenúncio de que Papa queria mais gols no jogo. Aos 31, Alex Amado partiu em velocidade pela direita de ataque e foi acertado no rosto por Anelka. Falta para o Brasil e amarelo para o jogador adversário. Na cobrança, Forster colocou a bola na cabeça de Cirilo que cabeceou por cima do gol.
Aos 45, o terceiro gol rubro-negro na partida aconteceu. Gustavo Papa e Cleiton enlouqueceram a zaga do Galo da Serra em trocas de passe. Quando o artilheiro da noite preparava a bomba em direção ao gol do Passo Fundo, ele foi derrubado. E falta na área é pênalti. Na cobrança, ele mesmo balançou as redes. Papa bateu com categoria no canto direito de Bruno Grassi. Brasil 3 a 0 e fim de primeiro tempo.
Se a chuva parou na segunda etapa, as redes não pararam de balançar no Bento Freitas. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Anelka acertou o cotovelo em Gustavo Papa, no meio do campo, recebeu o segundo amarelo na partida e foi expulso de campo. Aos 3, Wender cruzou de longe, a meia altura, e Tulio Souza, no meio da área, empurrou a bola para o gol. O goleiro Bruno Grassi fez um verdadeiro milagre ao evitar o gol do camisa 10 rubro-negro.
Aos 6, Cleiton partiu em velocidade pelo meio do campo e lançou Tulio Souza. O meia Xavante, já dentro da área, ajeitou o corpo e mandou uma bomba para gol. Novamente, Bruno Grassi salvou. E o duelo Tulio Souza contra Bruno Grassi seguiria. Aos 10, Alex Amado rolou para Cleiton, que foi a linha de fundo e cruzou para o chute de primeira de Tulio Souza. A bola foi na direção do gol, mas o goleiro do Passo Fundo fez outra boa defesa. Aos 21, Wender foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Papa. Ele subiu alto e cabeceou para defesa de Bruno Grassi. Um minuto depois, Forster cruzou para a área, Cleiton dominou, ajeitou a bola e mandou um foguete. Outra vez o goleiro do Passo Fundo aparecia para salvar a equipe visitante.
Mas aos 25 minutos não teve jeito. Quando Papa saia do gramado, aplaudido de pé pela Maior e Mais Fiel, Nena entrava para marcar presença na área e esperar a cobrança de escanteio de Rafael Forster. O lateral Xavante cobrou forte, a bola passou por todos e sobrou para Alex Amado devolvê-la para o miolo da área, onde estava o atacante Nena. Ele pulou e mandou uma cabeçada forte para o gol. Desta vez, o goleiro do Passo Fundo não conseguiu a defesa e a bola foi parar no fundo das malhas do Bento Freitas. A goleada estava decretada. Brasil 4 a 0.
E o Brasil seguiu atacando. Aos 26, Alex Amado tabelou com Nena e Cleiton, invadiu a área e mandou uma bomba para fora. E assim se encaminhava o final da partida. O Brasil trocando passes, administrando o resultado e a Maior e Mais Fiel, encharcada pela chuva, pulando nas arquibancadas do Bento Freitas. Uma exibição de gala do Brasil, digna do valor do ingresso pago pelos Xavantes. O rubro-negro pelotense segue invicto no Gauchão 2014.
FICHA TÉCNICA
Brasil 4 x 0 Passo Fundo
BRASIL (4)
Luis Müller; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Cleiton (Elton) e Túlio Souza (Marcio Hahn); Alex Amado e Gustavo Papa (Nena). Técnico: Rogério Zimmermann
PASSO FUNDO (0)
Bruno Grassi; Tiago Machado (Felipe), Ediglê, Wagner (Rodrigo Vareta) e Xaro; Anelka, Matheus Santana, Marcio Reis e Lenílson; Gustavo Xuxa e Ramazotti (Ailton Machado). Técnico: Luis Carlos Winck
Árbitro: Márcio Coruja
Auxiliares: Júlio César Santos e Luiza Naujorks Reis
Cartões amarelos: Leandro Leite e Elton (Brasil); Tiago Machado, Anelka e Ediglê (Passo Fundo)
Cartão vermelho: Anelka e Ediglê (Passo Fundo)
Gols: Gustavo Papa, aos 12, 16 e aos 47 do 1º T e Nena, aos 26 do 2º (Brasil)
Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas
com informações: Assessoria GEB