Diário da Manhã

quarta, 08 de janeiro de 2025

Notícias

A benção da vitória : Gustavo Papa faz 3, Brasil goleia Passo Fundo e consolida forte campanha no Gauchão

03 fevereiro
09:29 2014

 

Brasil x Passo Fundo - Alisson 02

Sob forte chuva, Brasil goleia o Passo Fundo por 4 a 0 e mantém a invencibilidade no Gauchão 2014. – Foto: Alisson Assumpção/DM

Uma chuva de gols. O temporal que atingiu Pelotas na hora do jogo do Brasil trouxe muitos gols rubro-negros na noite deste domingo (2). Jogando no Bento Freitas, o Brasil não tomou conhecimento do Passo Fundo e goleou a equipe da serra gaúcha por 4 a 0. Gustavo Papa foi o artilheiro da noite, marcando três gols, ainda no primeiro tempo de jogo. E ainda, Nena fez o seu primeiro com a camisa Xavante, dando números finais ao placar. Com o resultado, o Brasil chegou ao décimo ponto e manteve-se na vice-liderança do Grupo A, mesmo com um jogo a menos, e de quebra obtém a segunda melhor campanha na classificação geral. Agora, o Xavante se prepara para enfrentar o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, na próxima quinta (6), às 19h, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho 2014.

Gustavo Papa teve noite inspirada na Baixada - Foto: Alisson Assumpção

Gustavo Papa teve noite inspirada na Baixada – Foto: Alisson Assumpção

Foi um primeiro tempo avassalador. No ritmo da forte chuva que caia em Pelotas, o Brasil não deu trégua para o Passo Fundo e fez três gols nos primeiros quarenta e cinco minutos iniciais. Destaque para Gustavo Papa. O camisa 9 Xavante estava abençoado e foi o responsável por empurrar a bola para as redes nas três oportunidades. No primeiro deles um chute colocado de fora da área, no segundo em sua característica: de cabeça, antecipando o goleiro, e no terceiro de pênalti, sofrido por ele mesmo.

Se o primeiro tempo teve forte chuva caindo na Princesa do Sul, na segunda etapa ela parou. Mas a bola na rede adversária seguiu entrando. O artilheiro da noite foi substituído por Nena, que já no primeiro lance em campo, cabeceou sozinho na pequena área, e empurrou a bola para o fundo das malhas decretando a goleada Xavante na noite chuvosa no estádio Bento Freitas.

O JOGO

Depois de um domingo quente em Pelotas, a chuva resolveu dar as caras na cidade da Zona Sul do estado. E ela chegou na hora da bola rola no Bento Freitas. A espera do árbitro Márcio Coruja, entretanto não afetou o futebol do time de Rogério Zimmermann. Pelo contrário. A chuva forte caia e os gols apareceram nos quarenta e cinco minutos iniciais.

Aos 12 minutos, Tulio Souza tocou a bola para Rafael Forster. O lateral Xavante dominou, ergueu a cabeça e fez um lançamento preciso para Gustavo Papa. O artilheiro rubro-negro amorteceu a bola, carregou ela para a meia lua da grande área e mandou um chute colocado, com extrema categoria. O goleiro Bruno Grassi se esticou todo, mas não teve jeito. A redonda foi parar no fundo das malhas. Brasil 1 a 0.

Time Xavante não deu chances para a equipe do Passo Fundo - Foto: Alisson Assumpção/DM

Time Xavante não deu chances para a equipe do Passo Fundo – Foto: Alisson Assumpção/DM

Aos 15, Alex Amado aparou o escanteio cobrado por Forster e cruzou para Gustavo Papa desviar de cabeça para fora. Dois minutos depois, novamente o camisa 9 Xavante balançou as redes. Rafael Forster cobrou falta pela direita e Papa, no meio da área, pulou e desviou. A bola explodiu no travessão, beijou a linha e foi para o fundo do gol. Alegria da Maior e Mais Fiel. Brasil 2 a 0.

Um minuto depois, quase que Gustavo Papa fez o terceiro dele na partida. Cleiton fez uma linda jogada e lançou o centro avante rubro-negro. Ele ganhou da zaga em velocidade, driblou o goleiro do Passo Fundo e concluiu para o gol. Caprichosamente a bola tocou as redes, mas pelo lado de fora. Era o prenúncio de que Papa queria mais gols no jogo. Aos 31, Alex Amado partiu em velocidade pela direita de ataque e foi acertado no rosto por Anelka. Falta para o Brasil e amarelo para o jogador adversário. Na cobrança, Forster colocou a bola na cabeça de Cirilo que cabeceou por cima do gol.

Aos 45, o terceiro gol rubro-negro na partida aconteceu. Gustavo Papa e Cleiton enlouqueceram a zaga do Galo da Serra em trocas de passe. Quando o artilheiro da noite preparava a bomba em direção ao gol do Passo Fundo, ele foi derrubado. E falta na área é pênalti. Na cobrança, ele mesmo balançou as redes. Papa bateu com categoria no canto direito de Bruno Grassi. Brasil 3 a 0 e fim de primeiro tempo.

Se a chuva parou na segunda etapa, as redes não pararam de balançar no Bento Freitas. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Anelka acertou o cotovelo em Gustavo Papa, no meio do campo, recebeu o segundo amarelo na partida e foi expulso de campo. Aos 3, Wender cruzou de longe, a meia altura, e Tulio Souza, no meio da área, empurrou a bola para o gol. O goleiro Bruno Grassi fez um verdadeiro milagre ao evitar o gol do camisa 10 rubro-negro.

Aos 6, Cleiton partiu em velocidade pelo meio do campo e lançou Tulio Souza. O meia Xavante, já dentro da área, ajeitou o corpo e mandou uma bomba para gol. Novamente, Bruno Grassi salvou. E o duelo Tulio Souza contra Bruno Grassi seguiria. Aos 10, Alex Amado rolou para Cleiton, que foi a linha de fundo e cruzou para o chute de primeira de Tulio Souza. A bola foi na direção do gol, mas o goleiro do Passo Fundo fez outra boa defesa. Aos 21, Wender foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Papa. Ele subiu alto e cabeceou para defesa de Bruno Grassi. Um minuto depois, Forster cruzou para a área, Cleiton dominou, ajeitou a bola e mandou um foguete. Outra vez o goleiro  do Passo Fundo aparecia para salvar a equipe visitante.

Mas aos 25 minutos não teve jeito. Quando Papa saia do gramado, aplaudido de pé pela Maior e Mais Fiel, Nena entrava para marcar presença na área e esperar a cobrança de escanteio de Rafael Forster. O lateral Xavante cobrou forte, a bola passou por todos e sobrou para Alex Amado devolvê-la para o miolo da área, onde estava o atacante Nena. Ele pulou e mandou uma cabeçada forte para o gol. Desta vez, o goleiro do Passo Fundo não conseguiu a defesa e a bola foi parar no fundo das malhas do Bento Freitas. A goleada estava decretada. Brasil 4 a 0.

E o Brasil seguiu atacando. Aos 26, Alex Amado tabelou com Nena e Cleiton, invadiu a área e mandou uma bomba para fora. E assim se encaminhava o final da partida. O Brasil trocando passes, administrando o resultado e a Maior e Mais Fiel, encharcada pela chuva, pulando nas arquibancadas do Bento Freitas. Uma exibição de gala do Brasil, digna do valor do ingresso pago pelos Xavantes. O rubro-negro pelotense segue invicto no Gauchão 2014.

 

FICHA TÉCNICA

Brasil 4 x 0 Passo Fundo

BRASIL (4)

Luis Müller; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Cleiton (Elton) e Túlio Souza (Marcio Hahn); Alex Amado e Gustavo Papa (Nena). Técnico: Rogério Zimmermann

PASSO FUNDO (0)

Bruno Grassi; Tiago Machado (Felipe), Ediglê, Wagner (Rodrigo Vareta) e Xaro; Anelka, Matheus Santana, Marcio Reis e Lenílson; Gustavo Xuxa e Ramazotti (Ailton Machado). Técnico: Luis Carlos Winck

 

Árbitro: Márcio Coruja

Auxiliares: Júlio César Santos e Luiza Naujorks Reis

Cartões amarelos: Leandro Leite e Elton (Brasil); Tiago Machado, Anelka e Ediglê (Passo Fundo)

Cartão vermelho: Anelka e Ediglê (Passo Fundo)

Gols: Gustavo Papa, aos 12, 16 e aos 47 do 1º T e Nena, aos 26 do 2º (Brasil)

Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas

com informações: Assessoria GEB

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções