Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

A BOLA VAI ROLAR : Teste inicial para o Gauchão

11 janeiro
09:06 2017

Brasil começa a entrosar sistema ofensivo no amistoso contra o São Paulo, nesta quarta-feira, em Rio Grande

Depois de duas semanas de treinos, o Brasil faz nesta quarta-feira, às 20h30, no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, seu primeiro teste para a disputa do Campeonato Gaúcho. O jogo contra o São Paulo é o primeiro de uma série de quatro amistosos, que antecedem à estreia da equipe na competição estadual. Essas partidas servirão para entrosar o sistema ofensivo do time que está totalmente alterado em relação à temporada passada.

Como os treinos são realizados com os portões fechados, a indicação da escalação torna-se um exercício de acertos e erros. A defesa deve ser praticamente a mesma do ano passado – apenas com a presença de Eder Sciola na lateral-direita. No meio-campo, três volantes são remanescentes de competições anteriores: Leandro Leite, Galiardo e Nem. Daí para frente, Gustavo Papa é o único que permaneceu no grupo.

Nem é um dos remanescentes da temporada passada: disputa vaga aberta com saída de Washington Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Nem é um dos remanescentes da temporada passada: disputa vaga aberta com saída de Washington
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Aloisio, Lenilson e Jean Silva estão treinando desde o começo da temporada e, portanto, possuem teoricamente chance maior de ser aproveitados por mais tempo no amistoso. Rodrigo Silva chegou a Pelotas apenas no fim de semana, enquanto Rennan Oliveira só foi apresentado oficialmente nesta terça-feira. Já Tiago Silva deve se revezar com Marlon na lateral-esquerda nessas partidas preparatórias para o Gauchão.

Os outros amistosos do Brasil serão diante do Novo Hamburgo, sábado, no Estádio do Vale; dia 18, contra o São José, no Passo D’Areia; e no dia 21, com o mesmo São Paulo no Bento Freitas. Ainda com a necessidade de contratar com mais quatro ou cinco jogadores, o próximo a ser confirmado deverá ser o volante João Afonso, que é vinculado ao Inter, mas não será aproveitado no Beira-Rio.

Tem pressão no Aldo Dapuzzo

Pode ser um exagero, mas a realidade é de cobrança no São Paulo. No primeiro jogo do ano, o time levou goleada de 5 a 0 do Cruzeiro, no Vieirão, em Gravataí. A análise feita pela imprensa de Rio Grande é crítica em relação ao time formado para o Campeonato Gaúcho de 2017: zaga lenta e pesada; laterais fracos na marcação.

O ano começa com o temor de rebaixamento no Gauchão. O São Paulo está na primeira divisão há três anos. Seu último acesso foi em 2013. A preocupação é tanta que um grupo de torcedores realizou um protesto durante o treino desta terça-feira (última atividade antes do amistoso com o Brasil).

O atacante Neílson, 29 anos, que ganhou destaque na Chapecoense em 2010 e 2011 é a principal contratação do São Paulo. Os meias Leandro Canhoto e Cleiton, que jogaram juntos no Brasil, reencontraram-se agora no Aldo Dapuzzo. O time treinado por Gilson Maciel conta ainda com a experiência do zagueiro Lacerda, ex-Sapucaiense e Caxias; e o lateral-esquerdo Alisson Gaúcho, ex-Passo Fundo. O atacante Welder, que tem contrato com o Pelotas, é que vem recebendo elogios neste começo de ano.

O desfalque do time no amistoso de hoje é o goleiro Rafael Roballo, que sofreu um corte na cabeça no jogo de sábado em Gravataí. Gil Grando terá a oportunidade de começar a partida.

SÃO PAULO

Gil Grando; Afonso, Navarro, Lacerda e Alisson Gaúcho; Dema, Roberto, Luanderson e Cleiton; Welder e Neílton. Técnico: Gilson Maciel.

BRASIL

Eduardo Martini; Eder Sciola, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Leandro Leite, Galiardo (Nem), Aloísio e Lenílson; Jean Silva e Gustavo Papa (Rodrigo Silva). Técnico: Rogério Zimmermann.

Local: Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande

Data: 11/01/2017 (quarta-feira)

Horário: 20h30.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções