Diário da Manhã

sábado, 04 de janeiro de 2025

Notícias

A caminho da Baixada : Felipe Garcia pode ser anunciado amanhã como contratado do Brasil

15 abril
09:13 2014

TROCA DE LADO

Felipe Garcia deve vestir a camisa vermelha do Brasil no Campeonato Brasileiro da Série D Foto: Alisson Assumpção/DM

Felipe Garcia deve vestir a camisa vermelha do Brasil no Campeonato Brasileiro da Série D
Foto: Alisson Assumpção/DM

A diretoria do Brasil garante que a prioridade é a renovação de contrato dos jogadores, que disputaram pelo clube o Campeonato Gaúcho. Mas já tem contratação encaminhada. O atacante Felipe Garcia pode ser anunciado como reforço do Rubro-Negro nesta quarta-feira (dia seguinte ao encerramento de seu compromisso contratual com o Pelotas). Os dirigentes áureo-cerúleos já admitem a perda do jogador para o rival. Felipe Garcia já havia despertado o desejo do Brasil no ano passado, depois de ter se destacado pelo Santo Ângelo na Divisão de Acesso. Mas o Pelotas é que naquele momento acabou contratando o jogador. Ele foi destaque na conquista dos títulos das copas pelo Lobão, mas uma lesão no púbis impediu que pudesse participar do Gauchão. Só disputou as primeiras partidas e marcou apenas um gol. Outra possibilidade de contratação é do goleiro Eduardo Martini, que disputou os dois últimos estaduais pelo Lajeadense. Ele será o escolhido para ocupar a vaga aberta pela saída de Luiz Müller – contratado pelo Sampaio Correa. A renovação anunciada nesta segunda-feira foi do lateral-direito Raulen. O jogador chegou à Boca do Lobo no começo da temporada e só foi titular na primeira partida do Gauchão. Depois de perdeu a posição para Wender, mas seguiu sendo bastante aproveitado pelo técnico Rogério Zimmermann. Outros acertados para a Série D são Fernando Cardozo, Leandro Leite, Ricardo Bierhals, Márcio Hanh e Gustavo Papa.

Defesa premiada como destaque de 2014

Luiz Müller melhor goleiro do campeonato

Luiz Müller melhor goleiro do campeonato

A melhor defesa do Campeonato Gaúcho acabou sendo premiada na escolha dos destaques do Gauchão de 2014. O Brasil levou apenas oito gols em 17 jogos do Campeonato Gaúcho. O reconhecimento deste desempenho impecável ocorreu nesta segunda-feira, em Porto Alegre, quando Luiz Müller foi premiado como o melhor goleiro do campeonato e Fernando Cardozo como um dos melhores zagueiros. O Brasil concorria ainda aos destaques individuais com mais cinco profissionais: Leandro Leite, Evaldo, Alex Amado, Rogério Zimmermann e Fabrício Marin. Na festa no Hotel Shereton, o Clube do Povo pôde erguer finalmente a taça de campeão do interior.

Fernando Cardozo também foi escolhido entre os melhores

Fernando Cardozo também foi escolhido entre os melhores

O chileno Charles Aránguiz, do Inter, foi eleito o craque do Campeonato Gaúcho. O Luan, do Grêmio, recebeu o prêmio de jogador revelação da competição. O técnico Abel Braga levou, além do título estadual, a medalha de melhor treinador. Como se previa, Márcio Chagas da Silva foi eleito como o melhor árbitro do campeonato.

Melhores do Gauchão

Luiz Müller, Brasil (goleiro), Gilberto, Inter (lateral-direito), Fernando Cardozo, Brasil (zagueiro), Rhodolfo, Grêmio (zagueiro), Wendell, Grêmio (lateral-esquerdo), Aránguiz, Inter (volante), Willians, Inter (volante), D’Alessandro, Inter (meia), Luan, Grêmio (meia), Rafael Moura, Inter (atacante) e Barcos, Grêmio (atacante). Técnico – Abel Braga; árbitro – Márcio Chagas da Silva; dirigente – Marcelo Medeiros; Revelação – Luan; craque – Aránguiz.      

Bate Pronto por Caldenei Gomes

Supremacia

Pior do que não ganhar títulos é chegar à decisão e perder de goleada para o rival. Esse é o tamanho da frustração dos gremistas, após duas derrotas difíceis de serem assimiladas na reta decisiva do Gauchão. Nos escores agregados, o Internacional fez 6 a 2 e levantou a taça pela quarta vez consecutiva. É o 10º estadual a partir de 2002, enquanto os tricolores ganharam apenas quatro vezes. Além disso, os colorados foram campeões da Libertadores (duas vezes), do Mundo, da Supercopa e da Recopa (duas vezes). E os tricolores nada!

O Inter disparou também no número de títulos gaúchos na história. São 43 contra o 36 do rival. Ganhar Gauchão é pouco para os torcedores da Dupla Gre-Nal. O campeão pode se enganar, acreditando estar melhor do que realmente se encontra para a disputa do Campeonato Brasileiro. Mas perder o título do Campeonato Gaúcho pode gerar crise. O Grêmio se ampara no fato de estar na Libertadores. Mas se cair fora da competição continental, não terá vencido nem o estadual.

………………………..

Eliminado

O Farroupilha se consola diante da eliminação no primeiro turno da Segunda Divisão, apontando as atuações da equipe e a revelação de alguns jovens promissores. A competição tem essa finalidade: descobrir novos jogadores. Mas é fundamental ganhar, se classificar e gerar a expectativa de acesso. É verdade que o Tricolor ficou a dois pontos dos últimos classificados de seu grupo. Mas ficou fora das quartas de final e tem a terceira pior campanha por aproveitamento entre todos os participantes do campeonato. Está na frente apenas de Estância Velha e Guarani/VA.

Terá 28 dias para treinar até o começo do segundo turno. Tempo para treinar não é problema. O tricolor trabalhou 45 dias antes de começar a Segunda Divisão. A melhora na segunda etapa da competição depende da contratação de jogadores que acrescentem força ao time. Um meia, um centroavante e um lateral-direito são necessidades básicas. Outro “reforço” necessário é a condição de poder jogar em casa.

……………………………

Vira-casaca

O Pelotas queria manter Felipe Garcia. O atacante foi destaque nos melhores momentos do time no segundo semestre do ano passado e decisivo na virada épica diante do sub-23 do Inter, que valeu o título da Recopa Gaúcha. Fez uma falta enorme à equipe no Gauchão. Até porque não tinha substituto no grupo. Não que seja insubstituível, mas porque não havia na Boca do Lobo outro jogador de velocidade.

O destino de Felipe Garcia deve ser o Bento Freitas. Mesmo antes de terminar o contrato com o Pelotas, ele já admitia a hipótese de negociar com o Brasil, retomando entendimentos que houve antes de sua contratação pelo Lobão em julho do ano passado. Sua chegada ao Rubro-Negro pode ser um indicativo que Alex Amado esteja de saída. Embora os dois possam jogar juntos. Assim como o Brasil já teve Alex Amado e Márcio Jonatan.

……………………………..

– A escolha antecipada (antes da final) dos destaques de uma competição produz injustiças. E pode permitir também a eleição de alguém que fracassou na hora decisiva.

– Os critérios são também discutíveis. Entre os concorrentes ao prêmio de Melhores do Gauchão, a presença de Muriel, que nem é titular do Inter. Já Xaro concorria na lateral-esquerda, enquanto Rafael Forster ficou fora. Aránguiz disputava com Leandro Leite. São de funções diferentes. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções