Diário da Manhã

terça, 07 de maio de 2024

Notícias

A educação como direito de todos : Legislativo Municipal assume mais esta causa

A educação como direito de todos : Legislativo Municipal assume mais esta causa
29 setembro
09:29 2014

A partir do dia 04 de outubro, quando o Programa ‘Educação, pode entrar a Escola é sua!’, um projeto da Câmara de Vereadores produzido pela TV Câmara, for ao ar, ao meio-dia, o Legislativo passa a dar sequência a mais uma etapa da sua proposta de suprir e disponibilizar seu espaço para garantir que a Educação em Pelotas seja um direito de todos.

Desde 2013, explica o presidente Ademar Ornel (DEM), o Legislativo tem realizado ações de apoio neste sentido. A participação nas Feiras de Ciências do ProNecim (Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática, parceria do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Visconde da Graça e da Universidade Federal de Pelotas) e a criação dos espaços Conecta e Projeto Leitura demonstram “a sensibilidade da Casa para a importância de suprir lacunas na área da Educação e a comunidade, especialmente no caso das escolas”.

CÂMARA realizou diversos eventos sobre o tema Foto:José Pacheco/Divulgação

CÂMARA realizou diversos eventos sobre o tema
Foto:José Pacheco/Divulgação

Este ano, a Câmara, mais uma vez, tomou a iniciativa. Foi seu o apoio logístico para a realização de três eventos na área da Educação, realizados semana passada, pelo ProNecim: o 1º Colóquio Brasileiro de Formação de Professores do Mercosul, com a presença de palestrantes de Portugal, Espanha, Chile e Argentina; o 10º Simpósio Sul Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática e a 4ª Feira de Ciências, Matemática e Mais Saberes da Metade Sul do Rio Grande do Sul.

O PRESIDENTE da Câmara e a diretora, Mariluce Kurz Vieira, prestigiaram os eventos, inclusive com palestras, onde fizeram relatos de experiências dos períodos em que estiveram à frente da Secretaria Municipal de Educação, nos anos de 2011 e 2012. “Nesses dois anos as escolas de Pelotas participaram das feiras de ciências do ProNecim. Infelizmente, em 2013 e 2014, a Secretaria de Educação deixou as escolas de fora”, afirma Ornel.

Para o ex-secretário, os eventos são “estratégias com as escolas que qualificam a educação pública. Tivemos a comprovação com o Ideb. Além de outros projetos levados para a sala de aula, as feiras ajudaram as escolas a elevar o índice, e as escolas que sediaram o evento ultrapassaram a meta do Ideb”.

Além disso, segundo a professora Mariluce, as salas de apoio para alunos com dificuldade de aprendizagem, que já existiam e que receberam forte investimento em formação continuada, estrutura, material pedagógico, professores especializados e o envolvimento de toda a escola e até da Secretaria. Em 2011, receberam atendimento 3.600 alunos das séries iniciais.

O encerramento dos eventos do ProNecim ocorreu no sábado, com a Feira de Ciências no Sest Senat, com a presença de escolas da Zona Sul e outros municípios do Estado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções