Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

A PEDIDO: Pelotas aceita jogar R$ 100 milhões no lixo?

A PEDIDO: Pelotas aceita jogar R$ 100 milhões no lixo?
28 novembro
17:03 2017

A CRVR apresentou, em 2014, ao então prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, um projeto de empreendimento alinhado à recomendação dos entes governamentais e da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A proposta prevê o tratamento adequado dos resíduos urbanos, com geração de energia, água de reuso e outras tecnologias. Tal projeto permitiria, durante sua vida útil, uma economia da ordem de cem milhões de reais ao município de Pelotas, em relação aos preços hoje praticados. Isso, além da geração de empregos e melhoras na infraestrutura para desenvolvimento econômico da região. São dados técnicos. À época, o prefeito disse que o investimento era bem-vindo.

Fomos surpreendidos com a decisão do Legislativo, com respaldo da base do governo, de aprovar uma Lei contrária à regionalização do aterro de Pelotas (prática hoje aplicada no Rio Grande do Sul, no Brasil e em muitos países). Se confirmada, inviabiliza a redução de custos pelo município, a não arrecadação de impostos decorrente da prestação de serviços a outros municípios e a não geração de energia verde para atender parte da população de Pelotas a partir do biogás do aterro.

Na forma pela qual a prefeita Paula Mascarenhas pretende contratar os serviços com o fornecedor atual, os investimentos da CRVR previstos para Pelotas não poderão ocorrer, obrigando a empresa a buscar outros municípios ou regiões para implantação do empreendimento e condenando Pelotas a um custo altíssimo de destinação de resíduos pelos próximos 20 anos. CRVR Solvi 02

A CRVR está ao inteiro dispor da administração municipal para qualquer esclarecimento e aguarda uma ação clara da Prefeita.

Pelotas/RS, 28 de novembro de 2017.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções