A quarentena do Xavante
Em 48 dias, Brasil deixa de disputar liderança para ocupar meio da tabela
Há 48 dias, o Brasil disputava a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Se vencesse o Paysandu, em Belém do Pará, seria líder – mesmo que provisoriamente – na 24ª quarta rodada da competição. Os rubro-negros sonhavam acordados com o acesso à primeira divisão. Mas a partir daquela partida tudo mudou. O Brasil somou apenas mais cinco pontos em 24 disputados e despencou do segundo para o 12º lugar.
Por mais que o discurso no Bento Freitas seja para mostrar que tudo está normal, a queda é brusca e significativa. Em nove jogos, o Brasil somou apenas seis pontos (incluindo o empate por 1 a 1 com o Paysandu). A sequência apresenta uma vitória, três empates e cinco derrotas. Só não há risco na tabela, porque foram garantidos os 45 pontos – pontuação inalcançável (não matematicamente, porque restam seis rodadas) pela turma da zona de rebaixamento.
Para o técnico Rogério Zimmermann, o Brasil chegou cedo aos 45 pontos (faltando 10 rodadas para o fim do campeonato), gerando a expectativa de que estava encaminhado para ascender à Série A. Como o principal objetivo era manter-se na Série B, a queda de pontuação é absorvida pela meta assegurada com antecedência.
Mesmo que não vença o Joinville nesta rodada, o Brasil não perde posição na tabela de classificação. Na pior das hipóteses continua na 12ª colocação, mas com a vitória é certo que passa o Luverdense e pode ganhar ainda outras três posições, dependendo dos resultados de Ceará (joga com o Bahia em Salvador), Criciúma (tem o Londrina em casa) e Vila Nova (pega o Tupi em Juiz de Fora).
Sequência
- Paysandu 1×1 Brasil
- Luverdense 1×0 Brasil
- Brasil 1×2 Criciúma
- Tupi 1×1 Brasil
- Brasil 2×1 Ceará
- Brasil 1×1 Sampaio Correa
- Náutico 2×0 Brasil
- Bahia 1×0 Brasil
- Brasil 0x1 Londrina
Próximos jogos
- Joinville x Brasil
- Brasil x Vasco
- Vila Nova x Brasil
- Brasil x Oeste
- Brasil x CRB
- Avaí x Brasil