A trajetória de José Anélio Saraiva (1912-2015).
José Anélio Saraiva nasceu em 1912, na cidade de Lavras do Sul. Filho de Joaquim Saraiva e Maria Castro Saraiva. José Anélio pai de um casal de filhos, avô de cinco netos e bisavô de quatro bisnetos. Homem multifacetado atuou no Departamento de Portos Rios e Canais, Sindicato dos Marítimos de Pelotas, Associação dos Servidores do Estado, Associação dos Servidores Hidroviários, Convenção Estadual dos Trabalhadores Gaúchos, Comissão Federal de Abastecimento e Preços e fundador de clubes sociais e CTGS, Sindicato dos Trabalhadores das Granjas.
Destacando- se no exercício de cargos e na condução de diversos trabalhos, que José Anélio acumulou, ao longo de sua vida. Integrou em várias sociedades, membro da Academia Sul-Brasileira de Letras e da Academia Pelotense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, Câmara de Vereadores de Pelotas, CTG Cel. Thomaz Luís Osório, CTG Domingos José de Almeida e Clipe. Além de exercer diversas atividades, José Anélio teve considerável produção intelectual foi autor de diversos artigos, livros e poemas. Existem apontamentos biográficos escritos a seu respeito, sobretudo por seus contemporâneos (LÉON, Zênia, 2003).
Foi ele, autor de um dos textos, cuja temática central Petróleo na Bacia de Pelotas, escreveu mais de cem poemas usados pelos declamadores destacando-se Chão Gaúcho, Citadino, Salso Chorão. Mas, sobretudo, desenhava uma nova especialidade para as atividades das letras, qual seja a de escrever sobre: Batalha Naval de Riachuelo, Petróleo, Bacia Geológica de Pelotas. Tem os seguintes livros editados: Donato da Encarnação, A Face Geológica de Lavras do Sul, Lavras do Sul e as Minas de Ouro e Debaixo do Tarumã.
Na política José Anélio Saraiva foi vereador em 1952, na Câmara Municipal de Pelotas. Participou do parlamento pelotense até o ano de 1963, foi reeleito em 1969 e 1973. Foi pioneiro da aposentadoria e pensões aos trabalhadores rurais, através da Câmara de Vereadores de Pelotas. Foi subprefeito do Laranjal no período de 1977 a 1983.
José Anélio Saraiva, ex-vereador em Pelotas pelo PTB Partido Trabalhista Brasileiro e pelo MDB Movimento Democrático Brasileiro, passou boa parte de sua vida pesquisando e anunciando há mais de 70 anos a existência de petróleo na Zona sul do Estado.
Ao longo destes anos, estabeleceu contato com alguns presidentes como, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Artur da Costa e Silva e João Batista Figueiredo, Fernando Henrique Cardoso e Getúlio Vargas, procurando chamar a atenção para a possibilidade de existência no litoral sul do Brasil.
Sua atuação nas pesquisas científicas foi ao acompanhar o geólogo Alonso Fuentes nos estudos geológicos do Pantanal, no Estado do Mato Grosso em 1934, e integrar a Comissão Geológica do professor José Mendes nos estudos em Jaguarão, trecho da Lagoa Mirim e do rio Cebollatti, no Uruguai em 1937.
Durante a realização de suas pesquisas e com o conhecimento adquirido, José Anélio descobriu que a Bacia de Pelotas possuía a mesma formação geológica da Patagônia, o xisto betuminoso oriundo do Petróleo Marinho. Buscando falhas geológicas na região, particularmente no distrito de Rocha, no Uruguai, encontrou fósseis na fauna cenozoica, dentre os quais Astarte Borealis e Pecten Islandicus
A importância de José Anélio Saraiva no cenário pelotense é extremamente perceptível, literato, político, poeta, pesquisador e tradicionalista, comprometido com as causas sociais. Homem de vida simples, todo o seu trabalho se encontra no acervo pessoal, doado ao Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas em 2011, no qual José Anélio pertenceu à diretoria no período de 1983 a 1986. Faleceu em 17 de dezembro de 2015, aos 103 anos.
Até o presente momento, através de relatos orais e da própria trajetória de vida de José Anélio Saraiva, traçada a partir dos documentos que compõem o seu acervo, podemos perceber que José Anélio foi uma figura ímpar e deixou um relevante legado para o público geral e acadêmico.
O presente texto é fruto das pesquisas iniciais realizadas em função do projeto de pesquisa de Pós-Graduação, que tem por objetivo analisar as relações entre a história de vida de José Anélio Saraiva narrada a partir de seu arquivo pessoal e de relatos orais.
Texto elaborado por:
Rosilene Oliveira Silva, graduada do curso História- Licenciatura- UFPel.
Dados do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas- Fundo José Anélio Saraiva, doado em julho de 2011.
Entrevista
SARAIVA José Anélio (25 de agosto de 2013). Entrevistadoras: Maria Roselaine da Cunha Santos e Rosilene Silva.