Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

Aberta safra 2018 da uva em Pelotas

Aberta safra 2018 da uva em Pelotas
29 janeiro
08:37 2018

8ª Festa da Colheita reuniu centenas de pessoas em propriedade no 8º distrito

Com muita animação a cargo da Banda Franz, de Arroio do Padre, com movimento de vendas de uvas in natura, lanches, bebidas, doces, sucos e vinhos, pães, cucas e biscoitos, artesanato e mudas de flores, a 8ª edição da Festa da Colheita da Uva, na Colônia Santa Helena, 8º distrito, na propriedade do produtor Dirceu Kurz, reuniu centenas de pessoas na tarde deste sábado (27). O evento contou com a participação e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, autoridades, produtores e público, o pastor Jorge Signorine (Igreja Evangélica Luterana no Brasil), o padre Luiz Armindo Capone (Igreja Católica) e o reverendo Ubirajara (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil) encarregaram-se de abençoar a safra da uva, a terra e quem nela trabalha. Os representantes das igrejas relembraram a importância histórica da uva, tomada como símbolo da evolução.

uva 02“Na minha infância, desenvolvi respeito pela atividade na agricultura. Este Governo vai fazer a diferença para a zona rural. Estamos na busca de recursos internacionais para transformar a Colônia de Pelotas”, afirmou Paula.

Estamos na busca de recursos internacionais para transformar a Colônia de Pelotas”, afirmou Paula.

Estamos na busca de recursos internacionais para transformar a Colônia de Pelotas”, afirmou Paula.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, salientou que a Prefeitura quer incentivar a produção de uva, estimular o consumo e facilitar a comercialização da fruta, pois há espaço para o crescimento do mercado local. Esclareceu que há espaço geográfico para a cultura, água através das chuvas periódicas e trabalhadores dedicados. “O plantio é trabalhoso, o cultivo é cansativo, a colheita é festiva”, disse Seidel ao enfatizar que a colheita é a recompensa do processo.

O trabalho da SDR para o desenvolvimento do plantio e cultivo da uva no Município será voltado a uma produção planejada e ordenada, capaz de promover a expansão da atividade remuneradora. A prefeita falou aos produtores sobre o processo de licitação do transporte coletivo rural que, no final, equiparará o valor da tarifa da Colônia com a da cidade e dotará as linhas do interior de ônibus mais conservados e capazes de atender os usuários com qualidade.

“Não é justo que mais de 22 mil pessoas que moram no interior sejam tratadas de forma diferente dos moradores da cidade. Por isso, enfrentamos as críticas e teremos a mesma tarifa para todos. Sinto-me completamente comprometida e estarei sempre com a zona rural, para encarar desafios e trabalhar junto para entregar um futuro melhor, mais justo e mais humano”, garantiu Paula.

Além da prefeita e do secretário, os vereadores Éder Blank (PDT) e Zilda Bürkle (PSB), o deputado estadual José Nunes (PT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilson Ireno Loek, o gerente regional da Emater, Luís Godoy e o gerente regional da Embrapa, Clênio Pilon também se pronunciaram. A rainha da Festa da Uva, Vitória Ribes, destacou-se com simpatia durante o evento, que contou com a presença do prefeito de Morro Redondo, Diocélio Jaeckel, do vice-diretor da Faculdade de Agronomia da UFPel, Antônio Oliveira, e do vereador Vilson Piper, de Arroio do Padre. A Guarda Municipal zelou pela segurança.   Pelotas conta com 102 produtores rurais que desenvolvem o cultivo de uvas. A expectativa da safra deste ano é a colheita de aproximadamente 650 toneladas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções