ABIGEATO : Operação apreende mais de 200 kg de carne na vistoria em açougues
Na manhã de ontem, órgãos de proteção realizaram uma grande ação no combate ao abigeato em Pelotas. Desde as 6h equipes montaram barreiras em pontos diversos que objetivavam fiscalizar a entrada de carne ilegal no Município.
Simultaneamente, outras quatro equipes vistoriaram 17 estabelecimentos nos bairros – determinados pela Secretaria de Saúde (SMS) – para apreender carnes impróprias para o consumo. Um açougue foi interditado.
A ação que aconteceu no país inteiro nos últimos três dias visa combater o abate clandestino e o resultado dele. Carnes mal acondicionadas e sem procedência foram apreendidas e encaminhadas para descarte. Foram fiscalizados estabelecimentos no Fragata, Três Vendas, Sítio Floresta, Navegantes, Simões Lopes, Balsa, Cascata, Colônia, Guabiroba, Cohab Tablada, Centro e Bom Jesus.
No total foram apreendidos 163,6 kg de carnes bovina, suína e ovina sem procedência ou mal acondicionadas e 27 kg de embutidos com a data de validade vencida. Um estabelecimento na Guabiroba foi interditado por falta de documentação e problemas de higiene sanitária.
Até o final da operação três pessoas tinham sido encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram registrados boletins de ocorrência contra os proprietários. A lei aplicada nestes casos é a de nº 8.137 de 1990, artigo 7º inciso 9º, que proíbe a venda ou armazenamento de produtos para venda com condições impróprias para uso.
Participaram da ação 12 policiais militares, 13 policiais civis, quatro fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), seis guardas municipais. Estes foram divididos nas quatro equipes e finalizaram suas funções no final da manhã. Os responsáveis pela ação foram o delegado Osmar Silveira dos Anjos que responde pela Delegacia Regional de Pelotas e o tenente Gasque da Brigada Militar.
PLANTÃO DE POLÍCIA
◘ Morte
Gregori Manske de Oliveira, de 19 anos, morreu na UTI do Hospital Universitário São Francisco de Paula, onde estava internado desde o dia 8 do mês passado, quando sofreu um acidente de moto. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia dos Delitos de Trânsito.
◘ Tráfico
Na quarta-feira, no Corredor do Obelisco, No Bairro Areal, uma guarnição da Brigada Militar fazia patrulhamento pela Avenida Domingos de Almeida quando abordou um jovem. Ao fazer a revista pessoal foi encontrado no bolso um cigarro de maconha e a quantia de R$ 1,50. Ele informou onde havia adquirido a droga e a polícia chegou até a casa do acusado de tráfico, sendo encontrado no interior um pote com a quantidade de 25 gramas de maconha, mais uma bucha e a quantia de R$ 79,15. O suspeito foi detido e levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
◘ Aposentado
Por volta das 2h, uma casa foi invadida no Bairro Areal. O proprietário da residência, um aposentado de 62 anos, foi obrigado a entregar dinheiro, um botijão, uma mesa e quatro cadeiras para dois homens.