Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

ABIGEATO : Operação apreende mais de 200 kg de carne na vistoria em açougues

07 novembro
09:36 2014
FORAM fiscalizados 17 estabelecimentos comerciais Foto de Vanderlei Porto/Especial-DM

FORAM fiscalizados 17 estabelecimentos comerciais
Foto de Vanderlei Porto/Especial-DM

Na manhã de ontem, órgãos de proteção realizaram uma grande ação no combate ao abigeato em Pelotas. Desde as 6h equipes montaram barreiras em pontos diversos que objetivavam fiscalizar a entrada de carne ilegal no Município.

Simultaneamente, outras quatro equipes vistoriaram 17 estabelecimentos nos bairros – determinados pela Secretaria de Saúde (SMS) – para apreender carnes impróprias para o consumo. Um açougue foi interditado.

A ação que aconteceu no país inteiro nos últimos três dias visa combater o abate clandestino e o resultado dele. Carnes mal acondicionadas e sem procedência foram apreendidas e encaminhadas para descarte. Foram fiscalizados estabelecimentos no Fragata, Três Vendas, Sítio Floresta, Navegantes, Simões Lopes, Balsa, Cascata, Colônia, Guabiroba, Cohab Tablada, Centro e Bom Jesus.

No total foram apreendidos 163,6 kg de carnes bovina, suína e ovina sem procedência ou mal acondicionadas e 27 kg de embutidos com a data de validade vencida. Um estabelecimento na Guabiroba foi interditado por falta de documentação e problemas de higiene sanitária.

Até o final da operação três pessoas tinham sido encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram registrados boletins de ocorrência contra os proprietários. A lei aplicada nestes casos é a de nº 8.137 de 1990, artigo 7º inciso 9º, que proíbe a venda ou armazenamento de produtos para venda com condições impróprias para uso.

Participaram da ação 12 policiais militares, 13 policiais civis, quatro fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), seis guardas municipais. Estes foram divididos nas quatro equipes e finalizaram suas funções no final da manhã. Os responsáveis pela ação foram o delegado Osmar Silveira dos Anjos que responde pela Delegacia Regional de Pelotas e o tenente Gasque da Brigada Militar.

PLANTÃO DE POLÍCIA

◘ Morte

Gregori Manske de Oliveira, de 19 anos, morreu na UTI do Hospital Universitário São Francisco de Paula, onde estava internado desde o dia 8 do mês passado, quando sofreu um acidente de moto. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia dos Delitos de Trânsito.

Tráfico

Na quarta-feira, no Corredor do Obelisco, No Bairro Areal, uma guarnição da Brigada Militar fazia patrulhamento pela Avenida Domingos de Almeida quando abordou um jovem. Ao fazer a revista pessoal foi encontrado no bolso um cigarro de maconha e a quantia de R$ 1,50. Ele informou onde havia adquirido a droga e a polícia chegou até a casa do acusado de tráfico, sendo encontrado no interior um pote com a quantidade de 25 gramas de maconha, mais uma bucha e a quantia de R$ 79,15. O suspeito foi detido e levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

Aposentado

Por volta das 2h, uma casa foi invadida no Bairro Areal. O proprietário da residência, um aposentado de 62 anos, foi obrigado a entregar dinheiro, um botijão, uma mesa e quatro cadeiras para dois homens.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções