Abrigo de animal comunitário é instalado em frente ao prédio da Câmara
Desde o início da manhã quinta-feira , quem passa em frente ao legislativo pelotense pode notar uma pequena diferença no paisagismo do local. A imponente fachada do prédio da Câmara agora divide espaço com a pequena, mas acolhedora, casinha para abrigar animais em situação de rua. A iniciativa de colocar a humilde residência para cães e gatos em frente à Casa do Povo é a primeira no estado do Rio Grande do Sul e partiu da vereadora Marisa Schwarzer (PSB), conhecida pelo trabalho como protetora de animais há quase 20 anos. A parlamentar, que é presidente da Comissão de Proteção Animal da Câmara pelotense pelo segundo ano consecutivo, fez questão de pensar em tudo para receber os hóspedes de quatro patas. Os animais que buscarem refúgio na casinha, devem contar com um belo serviço de quarto durante a estada, com direito a água fresca e pote com ração.
A IDEIA de colocar em frente a Casa Legislativa, um local em que os animais que transitam pela região possam descansar e se proteger dos efeitos climáticos, foi embasado na lei estadual nº 15.254, que trata sobre animais comunitários. Essa norma estabelece que animais que não possuem um responsável único, podem ser mantidos em comunidade. A vereadora Marisa, que já abordou e adaptou essa legislação no âmbito municipal, incluindo áreas condominiais no texto, resolveu dar mais um passo para demonstrar a importância da norma. “Entrei em contato com o presidente da Câmara, o vereador Marcola, e contei a minha ideia de colocar uma casinha em frente ao prédio. Falei da lei, da possibilidade de colocação de casinhas em vias públicas e de como isso, partindo do Poder Legislativo, poderia ser um exemplo e um incentivo para a população. Não só o presidente, mas também toda a mesa diretora da Casa abraçaram o projeto e deram todo apoio”, disse Marisa.
NA INAUGURAÇÃO do espaço, estiveram presentes além da vereadora Marisa Schwarzer, o presidente da câmara Marcos Ferreira (Marcola); César Brisolara (Césinha), vice-presidente da Câmara; Márcio Santos, 2º vice-presidente da Câmara e vice-presidente da Comissão de Proteção Animal e o vereador Paulo Coitinho, 1º secretário da Câmara.