ACADEMIA DO SAMBA : Na mesa de um bar nasce o meu Carnaval
A 1h30min do dia 29, Academia do Samba homenageia J.J. Soares
Por Carlos Cogoy
Foi um sonho de menino/ Que nossa azul e branco fez virar realidade/ nascido José Jesuíno/ Ele é Zequinha, o mensageiro da amizade/ é rubro-negro, foi garçom e radialista/ servente de pedreiro e trabalhador rural/ Mas despertando o seu dom de grande artista/ nos brindou com lindas obras e talento genial/ o criador do Pelotense Cidadão vê então/ no bar nasce meu Carnaval. Estrofe que abre o samba-enredo, autoria do talentoso Ladislau Cavalheiro, da Academia do Samba no Carnaval 2020. Conforme Denise Vargas, que preside a escola, o desfile está marcado para 1h30min do dia 29 deste mês. Na disputa das escolas do grupo especial, a escola que recentemente completou 71 anos, estará homenageando José Jesuíno Fonseca Soares, o J.J. Soares ou “Zequinha”, como é popularmente conhecido.
J. J. SOARES há quinze anos está à frente do programa Mesa de Bar, que é veiculado pela TVC. Ele e o câmera Tadeu Moreira, com o apoio técnico de “The Leon”, percorrem diferentes bares, clubes e eventos. Nas entrevistas, a valorização da cultura popular. Mas a trajetória de “Zequinha” começou bem antes. Ainda guri, vendeu água no cemitério, ajudou o pai pedreiro, e cortou aspargo na colônia. No “Xavante”, clube do coração, chegou a jogar na equipe juvenil. “Zequinha” foi garçom e, na rádio Cultura, onde trabalhou 35 anos, começou como recepcionista, tornou-se operador, coordenou a gravadora e discoteca, até transformar-se em apresentador. Na emissora, criou programas como Carnaval É Cultura, Bastidores da Folia e Na Cadência do Samba.
MESA DE BAR – Conforme divulga Denise Vargas: “Há trinta anos, Zequinha criou o programa Mesa de Bar, que era apresentado por Abel Santa Cruz e Regina Macedo. Alguns anos depois, ela tornou-se esposa de Zequinha. O programa era transmitido aos domingos das 10h ao meio-dia, diretamente dos bares de Pelotas”. O primeiro foi transmitido no então bar “A Gruta”, e o segundo no antológico “Pássaro Azul”. Outra iniciativa que surgiu com o Mesa de Bar, foi o Troféu Pelotense Cidadão, que é oferecido na terceira segunda-feira do mês.
ACADEMIA desfilará com 450 componentes. No entanto, a presidenta Denise observa que o número ainda poderá ser ampliado. Na equipe, o carnavalesco Carlos Alberto Borges, porta-estandarte Milene Gomes Cassana, mestre-sala João Pedro Piegas Pereira, e a porta-bandeira Caroline Ribeiro. Harmonia reúne os intérpretes Cristiane Gomes, Desirée Salles, Jackson Fernandes, João Melodia, Leh Moraes e Marcelo de Linhares; Alexandre “Mojô” Marshall e Gustavo Soares (cavaquinho); violonistas Jorge Victoria (Jota Jr), e Marco Antônio “Pelé” Alves.
“BANHA” como era conhecido Gilberto Gomes, falecido neste ano, será lembrado na Ala dos Cartolas, fundada por ele. Na trajetória dedicada ao Carnaval, Banha presidiu a Academia por mais de um mandato.
ENSAIOS – Interessados em participar do desfile da Academia do Samba, podem entrar em contato com o carnavalesco através do fone (53) 98478.7271, ou com a presidente (53) 99137.8338, ou ainda, ir até a sede – rua Dr. Amarante 1.041 – diariamente no horário das 15h às 22h.