Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Acadêmicos Colombianos conhecem estrutura da UFPel

15 outubro
18:07 2013

Colombianos Visita UFPel 02O Grupo de 32 acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, que está realizando estágio em atenção primária à saúde no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel, teve uma tarde de trabalho, nesta terça-feira (15), dedicada a conhecer a UFPel e sua estrutura, especialmente da área da saúde.

Reunidos no auditório da Reitoria com a Administração Superior e representantes de unidades da área da Saúde, assistiram a apresentações sobre a UFPel e sobre o curso de Medicina, deram depoimentos sobre sua Universidade e expectativas do estágio em Pelotas e conversaram sobre possibilidades de intercâmbios e estudos conjuntos entre as duas Instituições.

Fazem parte da delegação colombiana o secretário de saúde da cidade de Tunja, onde está localizada a Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, Guilermo Orjuela, o gerente do Hospital Escola da Universidade, Miguel Buitrago, e o professor da Faculdade de Medicina Jorge Castillo.

Colombianos Visita UFPel 01Recepcionaram os colombianos o reitor Mauro Del Pino, o vice-reitor Carlos Mauch, as pró-reitoras de Graduação, Fabiane Tejada, e de Pós-Graduação, Denise Gigante, e o coordenador de Relações Internacionais, Gustavo Vieira. Cursos da UFPel vinculados à área da Saúde também mandaram representações para o encontro. O coordenador do curso de Medicina da UFPel, Marcelo Capilheira, fez uma apresentação sobre a formação médica oferecida na Universidade.

Em sua fala ao grupo, o reitor Mauro Del Pino disse que a vinda dos colombianos abre possibilidades de intercâmbio acadêmico, especialmente nas áreas médica e da saúde. Ele afirmou que espera que os estudantes levem boas notícias, boas experiências para sua terra, a partir do que virem e aprenderem na UFPel.

“A área da saúde, na UFPel, tem apresentado avanços significativos no que diz respeito ao direito à Saúde Pública. A Rede Saúde UFPel, que reúne diferentes cursos e setores da área, tem sido responsável por este trabalho”, observou o reitor.

Pela manhã, os colombianos tiveram atividade na Faculdade de Medicina, com a direção da Unidade, e assistiram a palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

O grupo fica durante toda esta semana em atividades na UFPel. O estágio é uma das atividades previstas dentro do Protocolo de Cooperação estabelecido entre as duas Universidades. Uma das prioridades do acordo é a mobilidade acadêmica entre a UFPel e a universidade colombiana.

A cidade de Tunja fica a duas horas de viagem de Bogotá e segundo os estudantes colombianos é bastante semelhante a Pelotas. O grupo que veio à UFPel é formado por acadêmicos do quinto ano do curso de Medicina, que é feito em seis anos e meio. A Medicina da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia é a única do país que tem ênfase em atenção primária à saúde.

A cooperação firmada se dá inicialmente na área médica, podendo ser ampliada, depois, para outros setores. Além dos estágios para estudantes e docentes, tanto na graduação quanto na pós-graduação, o trabalho conjunto prevê a realização de pesquisas nas áreas da saúde e médica.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções