Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

ACESSO : Fórmula será alterada

03 dezembro
09:33 2014
Pelotas e São Luiz se enfrentaram no último Gauchão: reencontro pode ocorrer na Divisão de Acesso Foto: Alisson Assumpção/DM

Pelotas e São Luiz se enfrentaram no último Gauchão: reencontro pode ocorrer na Divisão de Acesso
Foto: Alisson Assumpção/DM

Competição começa em março e classifica um time para primeira divisão

O Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso deverá ser disputado em duas fases classificatórias e um quadrangular final para apontar quem irá subir para o Gauchão de 2016.

A competição vai continuar sendo marcada pelo formulismo – até como maneira de manter as equipes em atividade por mais tempo. A provável fórmula foi revelada pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. A aprovação deve ocorrer no Congresso Técnico da Divisão de Acesso, que será realizado no dia 15 de dezembro.

Na primeira fase, os 16 times serão divididos em dois grupos de oito. Ao final de dois turnos, com os jogos sendo realizados dentro dos respectivos grupos, os cinco primeiros colocados de cada chave passam para a segunda fase.

Os 10 times classificados serão divididos novamente – agora em dois grupos de cinco. Após os dois turnos, os dois melhores de cada grupo avançam para o quadrangular. O melhor desses quatro times garante o acesso para a primeira divisão.

Os clubes participantes da Divisão de Acesso são Pelotas, São Luiz, Esportivo, Tupi de Crissiumal, Glória, Riograndense, Inter de Santa Maria, Brasil de Farroupilha, Cerâmica, Santo Ângelo, Panambi, Nova Prata, Rio Grande, Guarani de Venâncio Aires e São Gabriel. A competição vai começar em março.

Outra revelação de Novelletto é que a verba de R$ 100 mil para cada time do Acesso será feita em cinco parcelas. Esta é uma forma de recompensar os clubes pela perda de vagas na primeira divisão, que caíram de três para apenas uma.

Reforços

O Pelotas já tem de seis a oito jogadores acertados para a disputa da Divisão de Acesso. O vice-presidente Flávio Gastaud acredita que não será ainda nesta semana que haverá o anúncio das primeiras contratações. O clube deve contratar cerca de 20 jogadores para o início da competição.

Quem pode ser confirmado nesta semana é o preparador físico. O indicado pelo técnico Agenor Piccinin é José Lummertz, que trabalhou no São Paulo, de Rio Grande, no começo desta temporada.

Piccinin está participando ativamente do processo de formação do elenco, mas não deve vir a Pelotas em dezembro. Ele deve chegar à Boca do Lobo em janeiro – próximo da abertura da temporada de treinos. Na semana passada, o treinador esteve na cidade, conhecendo a estrutura do clube.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções