ACESSO : Melhores trocam de treinador
Os dois melhores times da primeira fase da Divisão de Acesso trocaram de treinador tão logo surgiram dificuldades na segunda etapa da competição. Os dois empates e uma derrota (a única na temporada) nas três primeiras rodadas da segunda fase assustaram a diretoria do Pelotas, que trocou Agenor Piccinin por Paulo Porto.
A mesma intolerância se observa no Glória – equipe que fez a segunda melhor campanha da etapa anterior. Carlos Moraes foi demitido. O folclórico Jair Galvão é o novo comandante do time de Vacaria.
É verdade que o Pelotas não vence há cinco jogos, contando os dois últimos da primeira fase. É inegável também que a classificação para o quadrangular final se complicou em função de dois tropeços dentro de casa: empate com São Gabriel e derrota para o Guarani/VA. Mas a saída de Agenor Piccinin parece ir além dos resultados de campo. A diretoria do clube justificou a mudança, apontando “afastamento por motivo de saúde”. Já o treinador deixou nas entrelinhas em sua última entrevista, que havia alguma coisa lhe desagradando no clube.
Mais explicita está a causa da demissão de Carlos Moraes, após dois empates nas duas primeiras rodadas da segunda fase. Ele não concordou com as contratações de Júlio Abu, que se recupera de lesão; e Ronaldinho Gramadense por questão de comportamento extracampo. Em entrevista à Rádio Fátima, de Vacaria, Moraes denunciou a ingerência – possivelmente de dirigentes – em suas decisões sobre a escalação do time. “Eu jamais vou aceitar ingerência no meu trabalho e até mesmo alguém querendo escalar uma equipe minha”, afirmou o treinador.