ACESSO : Pelotas enfrenta o Avenida em Santa Cruz
Vencer e afastar um concorrente
Pelotas tenta manter liderança do grupo no Acesso, enfrentando o desesperado Avenida em Santa Cruz
O Pelotas tem uma missão dupla na partida desta quarta-feira, às 19h, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul: vencer o Avenida para se manter na liderança do Grupo C na Divisão de Acesso e tirar do caminho um dos concorrentes à classificação. O Periquito perdeu os dois primeiros desta fase da competição. Na verdade vem de uma sequência de três derrotas seguidas.
As boas atuações nas duas primeiras rodadas da segunda fase deixam o Pelotas cheio de confiança para esse enfrentamento com o time de Fabiano Daitx. O Lobão está na liderança do grupo, com quatro pontos – um de vantagem sobre Brasil/FAR e Guarani. O São Gabriel está com um ponto e o Avenida se encontra “zerado”. Os dois primeiros colocados do grupo passam para o quadrangular final do Acesso.
O técnico Luís Carlos Winck poderá repetir a escalação do Pelotas na terceira partida seguida. A dúvida era Tinga, que saiu no intervalo do jogo em São Gabriel sentindo um desconforto muscular. O meia está bem e deve jogar normalmente diante do Avenida. O principal sinal de evolução da equipe está no sistema defensivo. O Pelotas não toma gol há três jogos – algo inédito na atual temporada.
Se o Tinga de um lado está em condições de jogar, o Tinga do outro lado se encontra suspenso. Márcio Tinga foi expulso na derrota por 1 a 0 para o Guarani, domingo, em Venâncio Aires. Em compensação, Daitx terá a volta do experiente Márcio Nunes, que cumpriu suspensão no jogo passado. Se não vencer hoje, o Avenida fica praticamente sem chance de chegar ao quadrangular final da Divisão de Acesso.
Fechar turno com 8 a 10 pontos
Luís Carlos Winck pretende fechar o primeiro turno da segunda fase da Divisão de Acesso com a soma de oito a 10 pontos. Depois dos jogos com Avenida (hoje) e Brasil/FAR (domingo), o Pelotas irá folgar em duas rodadas seguidas e retorna à disputa da competição jogando em Farroupilha. Por isso, a importância de estar bem posicionado na tabela de classificação do Grupo C.
“Nós precisamos finalizar essa primeira fase (turno) muito bem, devido à folga que nós vamos ter depois. Vamos ter duas folgas na sequência para depois retornamos para o campeonato de novo. Então precisamos pontuar o máximo possível”, afirma o treinador. Embora prefira trabalhar jogo a jogo, Winck aponta a necessidade de pontuação. “Se a gente pudesse finalizar essa primeira fase com 10 pontos, seria importantíssimo, porque aí ficaríamos por uma vitória e um empate ou então duas vitórias nos quatro jogos finais”, afirma.
Atualmente, o Pelotas está com quatro pontos. “Se não ganharmos mais seis, que então façamos mais quatro, porque, com oito pontos, estaremos dentro de um aproveitamento suficiente para a classificação”, completa Winck. Desta forma, o empate hoje pode ser um bom resultado, desde que ocorra vitória domingo na Boca do Lobo.
AVENIDA
Vanderlei; Jocenir, Leo Kanu, Márcio Nunes e Roger; Wellington, Geison, Kleyton, Alexandre e Cidinho; Lima. Técnico: Fabiano Daitx.
PELOTAS
Rafael; Itaqui, Douglas, Tiago Gasparetto e Vinícius Silva; Vinícius Golas, Jô, Darlem, Tinga e Gilian; Marques. Técnico: Luís Carlos Winck.
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul
Horário: 19h
Árbitro: Eleno Todeschini
Assistentes: Eduardo Richelle Boaz e Diego Hemmig
Quarto árbitro: Sérgio Eduardo Moraes