Ações do Dia da Luta contra o Trabalho Infantil serão no Mercado
Na segunda-feira (12), Dia Mundial da Luta contra o Trabalho Infantil, a Prefeitura promoverá ação que busca conscientizar a população sobre as consequências da questão. Das 9 às 12h, no Largo do Mercado Central, haverá diversas atividades lúdicas e informativas para a população – crianças e adultos. As crianças e adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e por organizações sociais parceiras também participarão.
A coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Secretaria de Assistência Social (SAS), Rosiele Sedrês, diz que o esforço é para que os adultos entendam e se conscientizem sobre os danos que o trabalho infantil pode causar na vida de crianças e adolescentes, tanto no presente quanto no futuro, e que eles devem estar na escola e em lugares seguros, que promovam o seu desenvolvimento.
Durante a atividade, as crianças e adolescentes da Sociedade de Assistência Escolar (SAE) e Anjos e Querubins se apresentarão. Além disso, será realizada a final do concurso MPT vai à escola e, ainda, os pequenos poderão se divertir com a mascote da Vigilância Epidemiológica da SMS, a Zooandinha, e com brinquedos infláveis do Vida Ativa, bem como se deliciar com pipoca e algodão-doce.
Os responsáveis poderão levar as carteirinhas de vacinação para conferência e atualização das vacinas das crianças, assim como terão acesso a informações da assistência social, como Cadastro Único e outros serviços Cras e Creas.
O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, será coordenado pela SAS e tem o apoio das secretarias de Educação e Desporto (Smed), de Saúde (SMS), dos Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público (MP), Conselho Tutelar, e ONGs Gesto e Vale a Vida.