Acolhida a diretores marca início do ano letivo
Os chefes do Executivo, Eduardo Leite e Paula Mascarenhas, deram as boas vindas às equipes diretivas de escolas da rede pública municipal nesta segunda-feira (24/02/14), na Associação Comercial de Pelotas. A recepção teve como objetivo instigar a motivação dos educadores da rede para o começo do ano letivo e constantes melhorias no ensino. As aulas terão início nesta quarta-feira (26/02/14).
“O comprometimento com a educação é de todos nós. De nós governantes, dos professores e de toda a comunidade”, destacou o prefeito. Eduardo ressaltou que no início da sua gestão e com a escolha de Gilberto Garcias para administrar a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) foi feito o planejamento de ações com o objetivo de alcançar melhorias na qualidade do ensino e do aprendizado e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com contratação de uma consultoria especializada na área.
“Nosso plano de ação prevê melhorias também nas condições salariais dos educadores”, afirmou Eduardo. O prefeito anunciou aos professores melhorias nas estruturas de 25 escolas – sendo que cinco delas já estão com o projeto executivo pronto -, e na merenda escolar, com a compra de 30% da merenda vinda da produção de agricultores locais. Além disso, foram contratadas 12 salas de aula modulares provisórias para atender a demanda de vagas dos estabelecimentos de ensino, enquanto durar o processo licitatório e as escolas forem ampliadas para abrigar definitivamente os novos estudantes.
Conforme Paula, o governo está realizando uma série de investimentos na rede pública. “Quem quer mudar o mundo, tem que começar pela educação”, frisou a vice-prefeita.
Garcias, ovacionado pelos professores ao iniciar seu pronunciamento, trouxe mensagens reflexivas sobre as conquistas diárias da categoria, propondo um início de ano letivo com o questionamento, “Qual é a nossa peleia hoje?”
Também participaram da acolhida, o coordenador de Estratégia e Gestão, César Mendes, a superintendente de Ensino da Smed, Loreni Peverada da Silva, e o assessor especial e coordenador do Programa Boa Escola para Todos, Sadi Sapper.