Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

ACT é retomado nas escolas da rede municipal de ensino

ACT é retomado nas escolas da rede municipal de ensino
11 maio
08:59 2022

Política pública do Município, que visa, por meio da metodologia socioemocional, fortalecer vínculos entre famílias, já envolveu mais de 60 pais e responsáveis de alunos de Emeis

O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, política pública municipal que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, está sendo retomado nas escolas da rede municipal. Durante esta semana e na próxima, a Prefeitura dá início à inserção da metodologia socioemocional em instituições de ensino infantil, para famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de aproximar pais e filhos e fortalecer os vínculos afetivos entre eles.

No momento, conforme explica a coordenadora do ACT, Aliceia Ceciliano, cerca de 15 facilitadores e mais de 60 pais e responsáveis estão envolvidos. A expectativa é que mais cuidadores participem, à medida que o programa for implantado em outros educandários. Em junho, começa a formação de novos facilitadores da iniciativa.

O programa, que é política pública desde 2019, é executado em Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis), e, até o final de 2022, é esperado que todas as Emeis contem com a estratégia. Neste ano, socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e apenados do Presídio Regional de Pelotas (PRP) também participaram das atividades socioemocionais.

“O ACT vai acrescentar muito na vida das famílias e crianças, as quais estão enfrentando dificuldades para se adaptar nas escolas. Por isso, o programa auxiliará na ressocialização e reintegração dentro das Emeis, representando um novo começo para pais, filhos, profissionais da educação e facilitadores. É preciso pensar na reconstrução emocional das famílias e o ACT tem propriedade para ajudar nisso”, afirmou Aliceia.

Entre os dias 3 e 9 deste mês, as Emeis João Guimarães Rosa, Zola Amaro, Professora Jacema Rodrigues Prestes e Albina Perez, além da Escola Técnica Estadual Sylvia Mello, tiveram encontros do programa. Nesta terça-feira (10), será vez da Emei Darcy Ribeiro. Entre esta quarta  e a segunda-feira (16), as aulas do ACT começam nas escolas Érico Veríssimo, Lobo da Costa, Vinícius de Moraes e Paulo Freire.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções