ADOÇÃO DE CÃES : 50 cães esperam um novo lar
O Canil Municipal de Pelotas, gerenciado pelo Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SMS), abriga cerca de 50 cães resgatados das ruas de Pelotas. O local, situado no Km 71 da BR-392, serve de passagem para animais que precisam de cuidados, e também é um local de moradia para os que aguardam por um lar adotivo.
Silvia Maria Soares Rodrigues, confeiteira, mãe do Nathan e moradora do Dunas, viu sua família crescer, após a chegada de dois novos membros: a Princesa e o Duque, que há dois meses deixaram o Canil para se juntarem a família Rodrigues.
“Meu guri queria o Duque, eu me encantei com a Princesa, não teve jeito, acabamos ficando com os dois”, conta, sorridente, Silvia Maria.
O processo, segundo Silvia, foi rápido e sem muita burocracia. Desde junho desse ano já foram 20 cachorros adotados. Qualquer pessoa interessada em adotar um cãozinho pode ir até o Canil Municipal para conhecer os seus moradores. Basta preencher um termo de adoção, em que a pessoa se responsabiliza pelos cuidados de alimentação, higiene e saúde do animal, para levar um deles para casa.
É possível entrar em contato com o Canil Municipal pelo telefone 32710006. O atendimento para adoção é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, e aos sábados das 10h às 16h.
Para animais de raças bravas ou cruzas destas, bem como aqueles que demonstram comportamento dominante, é realizada uma vistoria prévia para avaliar as condições do local que receberá esse animal. Sendo aprovado o local, o animal é liberado para ser adotado pela pessoa interessada”, explica Isabel Madrid, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde.
O Pró-Bicho Pelotas é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que faz ensaios fotográficos com animais que precisam de adoção. Na página do projeto é possível conferir as fotos, assim como na página do Zooando na Escola, projeto de educação em zoonoses, animais sinantrópicos e posse responsável da SMS.