Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Aeroporto de Pelotas comemora 89 anos

Aeroporto de Pelotas comemora 89 anos
08 maio
08:46 2018

O Aeroporto Internacional de Pelotas/João Simões Lopes Neto (RS) completa 89 anos de operações terça-feira. Para o aniversário deste ano, a Infraero apresentará no saguão vídeo contando em fotos a história do aeroporto e ficará exposto durante todo o mês de maio.

Fundado em 1927, o terminal surgiu como uma pequena estação de passageiros construída em madeira de lei às margens do Rio São Gonçalo. O voo inaugural foi realizado por um hidroavião de modelo DORNIER da Varig, no dia 8 de maio de 1929. Após 53 anos, o terminal foi repassado para o comando da Infraero, em 1980, pelo Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar). Desde então, a estatal já realizou diversas melhorias no aeroporto, como a adequação de espaço a ser utilizado como praça de alimentação, beneficiando passageiros, visitantes e empregados. Mais recentemente a desobstrução e regularização das valas de drenagem com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Empresa de Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP). Além da derrubada de mato de eucalipto dentro do sítio aeroportuário em parceria com o 9º Batalhão de Infantaria Motorizada que, recentemente, comemorou os 100 anos de sua instalação na cidade.

Segundo o superintendente Wilson Bradt Filho, o aeroporto é uma ferramenta diferencial para a economia de Pelotas e da região, sendo ponto de apoio e reabastecimento do Programa Antártico Brasileiro, oferecendo suporte logístico às expedições nacionais que se deslocam ao Continente Antártico por via aérea.  “Municípios próximos utilizam a infraestrutura aeroportuária de Pelotas para a ligação com Porto Alegre e diversas outras cidades do país. Para nós, atender esse público nos leva a focar sempre em melhorias e estruturais e de atendimento”, afirma.

 

Atualmente o aeroporto de Pelotas atende aviação geral, militar e voo comercial da empresa Azul ligando Pelotas à capital gaúcha, permitindo conexão para o restante do país e para destinos da América do Norte e Europa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções