Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Aeroporto de Pelotas recebe aeronave Hércules C-130 da FAB

Aeroporto de Pelotas recebe aeronave Hércules C-130 da FAB
11 maio
08:54 2022

O Aeroporto Internacional de Pelotas (PET), recebeu nesta terça-feira (10) a aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) que opera no PROANTAR – Programa Antártico Brasileiro.

Por se tratar de um local logisticamente estratégico, o terminal aeroportuário da cidade gaúcha serve como ponto de apoio e reabastecimento do programa, oferecendo suporte às expedições nacionais que se deslocam ao Continente Antártico por via aérea. Sua pista comporta a aterrissagem e decolagem de grandes aviões, tornando-se um braço operacional fundamental no setor de logística do PROANTAR.

Nesses voos, são enviados materiais para os grupos de pesquisa que estão na Antártica e, também, disponibilizadas vestimentas para os grupos que visitam a região, como, por exemplo, parlamentares, jornalistas, militares, e diversas autoridades, assim como os pesquisadores que se revezam nos diversos pontos de trabalho.

Em 2022, o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) completa 40 anos de atividades e, desde seu início, em 1982, o aeroporto gaúcho é a base brasileira. O programa realiza pesquisas científicas na região antártica, devido à importância dos fenômenos naturais que ocorrem no Continente Antártico e que influenciam todo o mundo. No território nacional, estas ocorrências influenciam a agricultura, a pecuária e as atividades pesqueiras, por exemplo. Com a manutenção dessa unidade, o Brasil garante a condição de Membro Consultivo do Tratado da Antártica e, assim, participa dos processos decisórios relativos ao futuro do Continente Branco.

Até o meio de 2022, a CCR Aeroportos – divisão do Grupo CCR que atua no setor aeroportuário – operará 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções