Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2024

Notícias

ÁGAPE ESPAÇO DE ARTE : Exposição “Mutações cronológicas”

23 fevereiro
07:37 2016

Quinta-feira às 19h na galeria JM. Moraes do Ágape – Anchieta 4.480 -, abertura da mostra “Mutaciones Cronológicas”

Por Carlos Cogoy

Sete obras, prevalecendo o acrílico sobre tela. No estilo que insinua a influência do surrealismo, a temática migra do onírico para a ambiguidade subjetiva. O corpo, no presente, comunica sobre idade momentânea e transitória. Na interioridade, no entanto, coexistem diferentes fases, etapas e memórias. O conflito é o desafio do artista argentino Fer Pietra, que nesta semana estará apresentando suas pinturas em Pelotas.

Obra “La herencia perdida” integra a série atual de Fer Pietra

Obra “La herencia perdida” integra a série atual de Fer Pietra

Na quinta às 19h, ele estará presente à abertura da exposição “Mutaciones Cronológicas”. A programação reunirá parte de sua série atual, e acontecerá na galeria JM. Moraes no espaço de arte Ágape – rua Anchieta 4.480. Visitação a partir do dia 26, de segunda a sexta das 9h ao meio-dia e das 14h às 19h. Aos sábados das 12h30min às 18h30min. A mostra poderá ser visitada até o dia 14 de março. E-mail: [email protected]

SEMINÁRIO – Em 2011, Fer Pietra foi convidado ao projeto “EntreLínguas”, que aproxima artistas de diferentes países. Em contato com a artista Francis Silva – radicada em Pelotas -, e uma das coordenadoras da iniciativa, há um ano ele propôs a realização de mostra e curso. No Ágape, cuja direção está a cargo de Daniela Meine, houve a acolhida. E, nesta semana, além da abertura da mostra individual, também estará começando o seminário com o artista argentino. Daniela menciona: “O seminário abordará as linguagens do desenho e da pintura, baseado nas experiências vivenciadas durante a formação do artista. Nas duas primeiras aulas será desenvolvido o aprendizado técnico do desenho de observação. Assim, ênfase em questões como a composição, construção claro-escuro, e a técnica do lápis sobre papel. Na terceira aula, a partir do mesmo desenho, serão introduzidas a cor e a pintura. Paralelamente, serão apresentados alguns dos mais expressivos artistas argentinos”. O seminário será realizado nos dias 26, 27 e 29, com encontros das 18h às 21h. As vagas são limitadas e poderão participar alunos a partir dos treze anos de idade. O investimento é de R$180,00. Informações e inscrições através dos fones: 3028.4480 e 8438.4480.

Argentino Fer Pietra ministrará curso de desenho e pintura

Argentino Fer Pietra ministrará curso de desenho e pintura

A formação e mostras artísticas

Fernando Pietrapertosa – Fer Pietra -, cresceu numa família ligada à arte. A mãe dedicou-se ao desenho, e o pai trabalhou nas artes cênicas. Além disso, um tio é pintor reconhecido na Argentina. Na infância, desenhava e pintava nos papéis que pegava da mãe.

Adolescente, participou do curso de modelo vivo, ministrado por Jorge Meijide no Centro Cultural Recoleta. Após concluir o ensino médio, aprendizado com José Rueda. Outra etapa, mais recente, já estudante na Universidade Nacional das Artes, ocorreu nas oficinas com Javier Coscarelli. A conclusão da formação universitária ocorreu em 2014.

Entre as mostras: Centro Cultural Recoleta (2002); Muestra Antimecánico no Espacio Verdi (2010); Muestra Entrelenguas (Pelotas e Porto Alegre/2012); Sociedad Hebraica (12); Centro de Arquitectura y Diseño (Rosario/13); Centro Cultural Islas Malvinas (La Plata/14); “12 Líneas” na Casa de la lectura Julio Cortazar  (14); Pollock Hotel y Fundación Artesomos (14); Muestra de Dibujo na Galeria Gabinete (15); Dibujos em pequeño formato na galeria Central Newbery (15); coletiva de pintura no El Serpa Espacio de Arte (15).

Séries e prêmios

Num corpo feminino cujas curvas remetem à sensualidade, a cabeça, porém, é canina. Num corpo de cachorro, a cabeça de um homem de meia-idade. Na imagem do casal Maria e Jacó, ela é mulher e ele tem a fisionomia de cão. As criações de Fer Pietra integram a série “Simbiose antropozoomorfa”. Já na série “Evolução antropozoomorfa”, imagens remetem a estudos e experimentos, também mesclando as figuras humana e animal. Outra série é “Palhaços” que, ao invés de provocar o riso, promove o impacto através do bizarro e melancólico. A série “Haiti” apresenta o sofrimento que, menos do que uma realidade geopolítica, torna-se alegoria sem fronteiras.

Premiações: em 2014, primeiro prêmio de desenho da Asociación Estímulo de Bellas Artes; em 2012, segundo lugar no VI Salon de Dibujo Raul Alonso, e terceiro lugar no Salon de Otoño San Fernando; em 2011, primeiro lugar no Salon de Primavera da Sociedad Argentina de Artistas Plásticos. Na internet: ferpietra.blogspot.com.br 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções