Agentes da dengue vistoriam pontos em busca de larvas
Os agentes do Programa de Controle da Dengue estão se preparando para o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), uma ação trimestral, que será realizada entre os dias 24 e 30 de maio. A LIRAa seleciona eletronicamente 20% dos imóveis de cada localidade, ou seja, um a cada cinco servirá como amostra, para se certificar de que não há larvas do mosquito da dengue.
Além disso, o trabalho de controle e prevenção da dengue é permanente, e as vistorias periódicas. Os servidores do município visitam residências, depósitos e estabelecimentos comerciais e verificam locais onde possa haver água acumulada, presença de larvas e, quando encontram, as recolhem para exames. Para que as ações preventivas tenham sucesso, é importante a colaboração da população, permitindo o acesso aos imóveis.
O agente Rodrigo Eicholz, explica que ao chegar ao local pede autorização para entrar, e vistoria vasos de plantas, ralos dos banheiros que possam não estar sendo utilizados, caixas d’água, e objetos que possam acumular água, como pneus e embalagens vazias. Além de procurar larvas, eles orientam como prevenir focos, fazer furos em pneus, usar terra nos vasos e guardar ou descartar objetos que representem risco.
Os agentes usam uniforme, bolsa do programa e crachá de identificação. Em caso de dúvida sabre a autenticidade do documento, é possível entrar em contato com a Secretaria da Saúde (SMS), pelo telefone 53.3284-7759, e conferir. O setor atende das 8h às 12h e das 14h às 18h, mesmo horário de trabalho dos agentes.