AGORA É COM ELA : Joqueta Bárbara Melo participará do GP Princesinha em busca de vitória histórica
Neste domingo quem for ao hipódromo da Tablada para assistir ao festival de corridas do Grande Prêmio Princesinha 2018 poderá testemunhar um momento histórico do esporte: a vitória de uma mulher na segunda prova mais tradicional do turfe do interior do estado. A joqueta Bárbara Melo, 29 anos, chega a Pelotas para tentar repetir os feitos inéditos de Janaina Isabel que venceu o GP Princesa do Sul em 2000 montando Rider Cup e Lu Andrade que ganhou a prova de velocidade do Princesinha 2012 montando Impres Charmin.
Aos 29 anos, a joqueta natural de Itaqui, que hoje trabalha no Hipódromo do Cristal em Porto Alegre depois de várias temporadas em Curitiba, montará o garanhão Raçador, que chega a Pelotas como um dos favoritos da prova ao lado de Let Me Free, Bolt da Lagoa e Big Stick. “É uma grande responsabilidade correr representando todas as mulheres gaúchas e pretendo fazer isso com muita garra e dedicação”, disse B. Melo.
Apesar de nunca ter corrido em Pelotas, B. Melo conta com a ajuda de peso do marido Adauto Andretta para entender a raia de areia da Tablada e toda a complexidade dos GP’s disputados no hipódromo. Como treinador ele venceu o GP Princesa do Sul de 2016 com o garanhão Cebolinha e, também, a milha daquele mesmo dia com Agradecido.
Sobre o desempenho de Raçador, a joqueta diz estar confiante: “ele galopou muito bem durante a semana, está muito bem fisicamente e apesar de ser uma prova difícil na qual não existe favorito acredito que chegamos com chances de vencer”.
LICENÇA CANCELADA – Mãe de três filhos, João, de sete anos, Isabele, de três anos e Tiago, de apenas seis meses, Bárbara admite ter encurtado a licença maternidade para voltar a competir e, apesar de sacrificante, diz que a tática deu certo: em duas reuniões no Cristal conseguiu uma vitória e um quarto lugar. “Não é fácil mas está dando tudo muito certo”.
Cheia de otimismo com o bom momento vivido em Porto Alegre nesta temporada a família Andetta desembarca sábado à tarde em Pelotas apostando que sua matriarca poderá escrever mais um belo capítulo na história das mulheres no turfe gaúcho.
SERVIÇO – A programação do GP Princesinha começa domingo a partir das 13h com a disputa do primeiro de cinco páreos. A prova principal está marcada para às 16h15min.
Fotos:Jefferson Bernardes e Pedro Tesch