Agricultores poderão voltar a solicitar empréstimos com notas de 180 dias
Mudança no MCR foi publicada pelo Banco Central
Produtores rurais poderão voltar a receber crédito por compras de até 180 dias antes do financiamento. Desde 1٥ de julho, uma mudança no Manual de Crédito Rural (MCR) do Banco do Brasil havia estabelecido que só seriam beneficiados produtores que tivessem notas de compras de 60 dias antes da liberação do empréstimo de custeio agrícola.
A solicitação de mudança no MCR havia sido encaminhada pelo Sindicato Rural de Candelária à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e também à senadora Ana Amélia (PP-RS) na metade de julho. O atendimento da solicitação para a volta dos 180 dias ocorreu pela resolução 4592 publicada em 25 de julho pelo Banco Central.
Nesta terça-feira (01), no gabinete da senadora Ana Amélia, em Brasília, o gerente executivo do banco do Brasil, Álvaro Schwerz Tosetto e o gerente executivo Fernando Conde Medeiros, detalharam ao deputado Adolfo Brito (PP-RS) e ao chefe de gabinete da senadora, Marco Aurélio Ferreira, que a resolução atende ao pleito de todos os produtores rurais gaúchos. Entretanto, a medida valerá apenas até 29 de dezembro. Tanto o deputado quanto a senadora garantem que estão comprometidos em continuar as tratativas para que os 180 dias permaneçam em definitivo.
Brito considerou muito importante a intervenção da senadora que agilizou o processo, beneficiando milhares de agricultores em todo o RS, já que foram surpreendidos pela mudança, gerando transtornos e até atraso de pagamento.