AGRICULTURA BIODINÂMICA : Curso capacita técnicos e pesquisadores
Iniciou ontem e prossegue hoje na Estação Experimental Cascata da Embrapa o curso: ‘’ Princípios e Práticas em Agricultura Biodinâmica’’ ministrado pelo Eng. Angrônomo e Professor René Piamonte, que é referência mundial no assunto.
Organizado pelo CAPA– Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – o curso tem como participantes agrônomos e técnicos do CAPA e pesquisadores da Embrapa. Eles irão aprender sobre a história da Agricultura Biodinâmica e também irão fazer práticas, com a pasta biodinâmica que serve como biofertilizante.
De acordo com o Agrônomo do CAPA Fábio Mayer o intuito do curso é capacitar para depois poder utilizar na prática: ‘’ Agricultura Biodinâmica usa elementos naturais do ambiente e da natureza, por isso contamos com o Prof. Piamonte para passar esse conhecimento.’’
Para o Coordenador Técnico da Estação Cascata da Embrapa Carlos Alberto Medeiros, que sedia o evento, o curso vem para agregar conhecimento para seus participantes: ‘’Poucas pessoas tem capacitação neste tema, assim podemos melhor aplicar esses conceitos para o nosso trabalho. ’’
Também fazendo parte da programação do curso, na segunda-feira ocorreu uma observação astronômica, uma vez que na agricultura biodinâmica elementos como fases da lua são levados em conta.
O ministrante do curso se mostrou muito satisfeito com a experiência. E muito animado com o que viu na região: ‘’Esta região tem um grande potencial para agricultura biodinâmica, uma vez que já há um trabalho na agricultura familiar de base ecológica, além de que aqui pode se produzir com seus próprios insumos e produzir com qualidade. Também os participantes se mostraram muito interessados e animados’’ afirmou Piamonte.