Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

Agroindústrias da região vão melhorar a alimentação de estudantes

Agroindústrias da região vão melhorar a alimentação de estudantes
15 abril
08:58 2021

Os ovos produzidos pelos empreendimentos são de aves livres de gaiolas e vão integrar alimentos servidos aos bolsistas que dependem da universidade para fazer suas refeições

A Prefeitura, a Rede de Aves Livres de Gaiolas, a Emater e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão se articulando para estimular a aquisição de ovos de aves livres de gaiolas (foto), junto a agroindústrias da região, para desenvolver vendas para instituições públicas, por intermédio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo é enriquecer o aporte nutricional da alimentação oferecida a estudantes bolsistas.

Neste momento de pandemia do coronavírus, quando se restringem ainda mais as oportunidades, estudantes bolsistas do programa de alimentação, devido à situação de vulnerabilidade socioeconômica, dependem, parcial ou exclusivamente, da Universidade para realizar suas refeições. O edital para aquisição de ovos de aves livres de gaiolas, uma compra institucional, está em processo de elaboração.

No total, há 3.423 acadêmicos bolsistas de alimentação. Desses, 1.996 são parciais, com direito a uma refeição isenta por dia (almoço ou jantar), e 1.427 são integrais, tendo disponíveis almoço e jantar e, em alguns casos, também café da manhã e ceia.

O Restaurante Universitário (RU) funciona, devido às regras de distanciamento, com oferta de marmitas para o almoço e kits com alimentos não-perecíveis para a noite. A inclusão dos ovos é vista como aporte nutricional à refeição.

“O Município estimula a criação de aves livres de gaiolas. O sistema está se disseminando no mundo todo, devido ao bem-estar animal. As compras institucionais de ovos provenientes de galinhas fora de gaiolas são importantes para fomentar ainda mais o método de avicultura”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, destacando que a Prefeitura poderá adotar a aquisição para a merenda escolar da rede.

GRANJAS PARTICIPANTES

Participam da mobilização para aquisição de ovos de aves livres de gaiolas a Granja Renascer, Ovos da Fazenda, Agroindústria Happy Eggs e Granja Avícola das Figueiras.

O fortalecimento da cadeia produtiva de aves livres de gaiolas e de ovos iniciou-se no final de 2019, quando o Município, por meio da SDR, em parceria com a Emater, Sebrae, Embrapa, UFPel (curso de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e Faculdade de Medicina Veterinária), Sicredi, Fundo Soberano da Noruega e produtores rurais começaram a construir uma rede de trabalho – Rede de Aves Livres de Gaiolas. A articulação para aquisição de ovos, via compras institucionais, fomenta a formação de mercado, que é um dos processos-chave da teoria utilizada pela Rede.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções