ÁGUA : Abastecimento é normal mas estiagem preocupa o Sanep
Enquanto esperam pela chuva, gestores começam a pensar na possibilidade de racionamento do produto
A situação ainda está sob controle: há preocupação, mas sem desespero. Porém, é preciso que chova, em seguida, ainda no período de 30 dias. Ou a água para consumo humano será racionada à população de Pelotas. É o que pensam os gestores municipais, prefeitura e Sanep, que ontem estiveram reunidos para avaliar a situação de estiagem sobre o município e pensar em estratégias caso a chuva não dê o ar da sua graça nos próximos dias.
“O abastecimento está e continua normal. As reservas dos mananciais da Barragem Santa Bárbara e Arroio Pelotas ainda garantem isso”, observa Alexandre Garcia, diretor-presidente do Sanep.
Apesar da “baixa” preocupação dos gestores, com o abastecimento da zona urbana, há uma atenção mais imediata para com algumas regiões da zona rural em virtude do baixo volume do manancial que abastece a Estação de Tratamento do Moreira. No local ainda é possível resistir a mais uns dez dias, sem chuva e sem problemas de abastecimento. Depois disso, a situação começará a ficar complicada. Preocupante. E ai, sim, haverá a necessidade de racionar o uso do produto para evitar a sua falta.
“Vamos torcer para que tenhamos chuva nos próximos dias para que não haja a necessidade de tomarmos uma medida mais desagradável, mas no momento a situação ainda está sob controle”, salienta Garcia.