ÁGUA : ETA São Gonçalo avança
As obras de instalação da adutora da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo demandaram novas escavações na quinta-feira (08). Cem metros da rua Estêvão Cândido Jorge dos Reis, paralela ao canal Santa Bárbara, passam por escavações para colocação da tubulação.
O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), responsável pelas obras que estão em execução pelo Consórcio Enfil Ônix, explica que a tubulação vai atravessar a pista bairro/Centro (asfalto) da praça 20 de Setembro. A parte em espera na rua Estêvão Cândido Jorge dos Reis será ligada à que corre no canteiro central na segunda quinzena deste mês.
Pelo canteiro central da 20 de Setembro, a adutora, com nove quilômetros de extensão, já chegou à esquina da rua Baltazar Brum. A escavação será retomada também na segunda quinzena de dezembro, para prosseguimento da instalação que conduzirá água tratada da ETA São Gonçalo, localizada no Capão do Leão, até o reservatório da praça Piratinino de Almeida (R1), que a distribuirá para os reservatórios R-3, da rua Andrade Neves esquina Pinto Martins (até então abastecido pela ETA Santa Bárbara), e para o R-4, da Andrade Neves esquina João Manoel – que recebe água da ETA do Sinotti.