ÁGUA : Sanep já tem 42 mil contas sem pagamento
Sem dinheiro, Sanep não tem solução para alagamentos
Se depender dos recursos do Sanep, as obras de drenagem para as travessas da Guabiroba ainda vão demorar.
O presidente da autarquia, Jacques Reydams deixou claro, durante reunião, na manhã desta sexta-feira, promovida pelo Legislativo, que, “se houver superávit com a cobrança da terceira conta de água, em julho, me comprometo a comprar a tubulação e começar as obras”.
Segundo Reydams, a inadimplência do Sanep se deve à dívida da população com a autarquia, que hoje é de quase R$7 milhões. “A dívida de vocês é de R$ 6,7 milhões, são 42 mil contas em atraso. Não temos dotação orçamentária para obras”.
Para o presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), que chamou a reunião com os vereadores Ricardo Santos (PCdoB) e Ivan Duarte (PT), a resposta do presidente não agradou. “A comunidade da Guabiroba paga seus impostos, moradoras presentes à reunião mostraram suas contas em dia e querem seus direitos atendidos”, afirmou Ornel.
Já o vereador Ricardo Santos lembrou que o governo tem executado obras em várias áreas da cidade “onde também existem devedores, como a Dom Joaquim, a Duque de Caxias e a General Osório”.
Josiane Rodrigues, representa o grupo de moradores, e reafirmou a preocupação com a falta de resposta do governo, apesar de todas as reuniões, para os alagamentos que levam água até dentro das casas quando as chuvas são muito fortes e por vários dias.
Como resposta, o secretário de Obras, Ademir Oliveira pediu que seja formada uma comissão de moradores para reunir-se com ele na próxima quarta-feira. Na terça, 24/05, ele se reúne com os demais secretários do setor de infraestrutura da cidade para definir ações. Entre as medidas sugeridas para a Guabiroba está o rebaixamento das travessas e uma pequena base provisória que impeça os alagamentos até que possa ser realizada a obra definitiva.